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Ouvidoria do Hospital de Emergência e Trauma – JP implanta formulário eletrônico

quinta-feira, 7 de abril de 2016 - 16:43 - Fotos: 

A Ouvidoria do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena é pioneira na rede pública de saúde do Estado no que diz respeito à aplicação de formulário eletrônico para pesquisa de satisfação do usuário com relação à assistência oferecida pela unidade hospitalar.

De acordo com coordenadora da Ouvidoria do hospital, Gorete Rezende, a pesquisa de satisfação já era realizada, mas com aplicação de formulários físicos disponibilizados pessoalmente pela funcionária do setor ou distribuídos em urnas espalhadas por vários locais do Hospital de Trauma e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), retaguarda da instituição.

“A implantação do formulário eletrônico além de reduzir o consumo de papel, do ponto de vista prático diminui o tempo gasto para realizar o trabalho, conseguindo avaliar a satisfação por serviço e setor, analisando os pontos de insatisfação do usuário para que, a partir das informações registradas, seja elaborado um plano de ação para manter ou melhorar a taxa de satisfação”, explicou.

Pesquisa de satisfação – A Ouvidoria do complexo hospitalar disponibiliza diariamente uma funcionária do setor que visita as unidades onde os pacientes estão internados para ouvi-los, bem como a seus acompanhantes e visitantes, o que configura busca ativa. O questionário aplicado é um instrumento de gestão que valoriza a opinião dos usuários, fazendo estes se sentirem pertencentes e responsáveis pela construção da excelência hospitalar.

Demandas 2015 – Conforme dados computados pelo setor de Ouvidoria da instituição de saúde, no ano passado 1.388 demandas foram recebidas, deste total, 87% tiveram resolutividade, sendo que 35% desse quantitativo tiveram origem nas pesquisas de satisfação.

Demandas 2016 – Conforme indicadores da Ouvidora, nos três primeiros meses deste ano os registros apontam para o recebimento de 565 demandas. Os números contabilizados referentes aos acessos ao setor, tanto em 2015 como em 2016, é bastante positivo porque representam a participação do cidadão na gestão.

Ouvidoria do Hospital de Trauma – O serviço de Ouvidoria do Hospital de Emergência e Trauma pode ser acionado pessoalmente ou pelo telefone de número 3216-5783, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na própria instituição. Já pela internet, os usuários podem contatar o serviço 24h por dia, pelo site http://hospitaldetrauma.pb.gov.br/ na categoria Ouvidoria ou pelo e-mail ouvidoriahtrauma@gmail.com.