João Pessoa
Feed de Notícias

Combate ao Aedes: Hemocentro da Paraíba avalia ações do Dia da Faxina

sexta-feira, 22 de abril de 2016 - 10:46 - Fotos:  Secom-PB

SAM 0217 270x202 - Combate ao Aedes: Hemocentro da Paraíba avalia ações do Dia da FaxinaO Hemocentro da Paraíba realizou, na quarta-feira (20) a vistoria de rotina contra o mosquito que transmite o vírus da dengue, chikungunya e zika, observando os objetivos alcançados nesses meses de faxina.

A coordenadora da higienização, Silmara Alves, explicou que a ação faz parte do cronograma adotado pela instituição, onde estabeleceu as quartas-feiras como o ‘Dia D’. “Hoje focamos em analisar as conquistas que tivemos desde o momento que iniciamos o trabalho de conscientização e prevenção, e podemos dizer que as melhorias já podem ser observadas”.

Silmara ainda salientou que no primeiro momento, os funcionários e colaboradores foram alertados e que as mudanças de algumas atitudes refletem a eficácia do trabalho. “Desde o hábito que cuidar do local onde se joga o lixo, até a prática de conversar com outras pessoas sobre como evitar criadouros do mosquito, já demonstra que nosso trabalho tem surtido efeito”.

Durante a vistoria, a equipe se encontrou com o responsável da manutenção predial da Secretaria de Saúde do Estado, William Júlio, para agradecer a parceria realizada nos mutirões. A faxina conta com o trabalho das equipes de higienização e manutenção do Hemocentro, vistoriando dentro e fora da instituição.

Segundo a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Sandra Sobreira, é importante a união de todos para erradicar o mosquito. “Unir nossa equipe foi o primeiro passo, agora a mantemos motivada e orientada sobre a importância do trabalho em conjunto e das responsabilidades de cada um nesse processo”, esclarece.

Em dezembro, o Hemocentro realizou uma oficina com os funcionários, com o objetivo de mostrar como identificar o mosquito, e suas doenças consequentes, e ainda as formas de prevenção, e adota o caráter educativo em suas ações.

“O mosquito exige atenção constante e mesmo mantendo as dependências da instituição limpa, temos também, o objetivo de mobilizar a população para o problema, para participar desta luta, que é de todos”, enfatiza a diretora geral, Sandra Sobreira.