Gilberta Santos Soares
Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana
Secretária da Mulher e da Diversidade Humana – Gilberta Santos Soares
Gilberta Santos Soares é natural de Campina Grande e vive em João Pessoa desde 1987. É Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. Licenciada em psicologia pela Universidade Regional do Nordeste, com formação em Psicologia Social e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba.
É psicoterapeuta com formação na abordagem de Biossíntese no Centro Brasileiro de Bio-Síntese em parceria com o Instituto Internacional de Biossíntese. Feminista, sócia fundadora da ONG Cunhã Coletivo Feminista/PB. Integra redes e articulações de organizações feministas brasileiras, como a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e a Rede Nacional Feminista de saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (RFS) e representou o movimento feminista em fóruns locais, nacionais e internacionais.
Integrou a Comissão interinstitucional que elaborou o protocolo de atendimento do Programa de assistência a mulheres vítimas de violência Sexual (PAMVVS) da Paraíba. Realizou oficinas, debates, conferências, ações de advocacy, seminários diagnósticos e pesquisas sobre saúde da mulher, sexualidade, direitos reprodutivos, direitos sexuais, violência contra a mulher. Na gestão nos últimos oito anos, trabalhou e executou a implantação da Casa Abrigo Aryane Thays, o Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, Espaço LGBT em João Pessoa e Campina Grande e apoiou a criação de mais de 50 órgãos municipais de políticas públicas para mulheres na Paraíba.
Lidia Moura
Secretária Executiva da Mulher e da Diversidade Humana
Lídia Moura é Jornalista, diplomada pelo UNiCEUB/DF, com extensão em Educação em Direitos Humanos (UFPB). É graduanda de Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ativista dos direitos humanos. Foi secretária de Articulação Política da Prefeitura de Campina Grande e ocupou cargos como os de chefe da Coordenadoria de Comunicação Social da cidade de Sobradinho/DF, durante o Governo de Cristovam Buarque; coordenadora de Comunicação Social do Conselho Federal de Psicologia; chefe da Comunicação do Conselho Regional de Farmácia/DF; diretora do Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos – IDUM e Assessora Técnica da PMCG.
Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de João Pessoa. Integra o Instituto Elizabeth Teixeira, coletivo feminista que atua pelos direitos das mulheres e no combate ao racismo. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Juscelino Kubitschek e Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de João Pessoa. À frente da pasta implantou a Ronda Maria da Penha, serviço que monitora a vida das mulheres detentoras de medidas judiciais protetivas, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba.
Por meio da realização de conferências, oficinas, debates, pesquisas e elaboração de projetos atua em consultorias, assessorias, treinamentos e capacitações nas áreas de políticas públicas para as mulheres, políticas de enfrentamento à violência, trabalho e renda, empoderamento, gênero, raça e etnia, organização da sociedade civil, política partidária, comunicação social, campanhas eleitorais, construções de plataformas e planos de governos.
Como jornalista atuou na TV Borborema, Rádio Campina FM, Rádio Cidade Esperança-CG, Revista Telebrás, SINTTEL-DF, Lumiar Comunicação, Rádio Nacional da Amazônia e outros.
.