João Pessoa
Feed de Notícias

Juliano Moreira promove inclusão social com exposição de peças de pacientes na 5ª Feira de Mulheres Artesãs

quarta-feira, 30 de março de 2016 - 18:06 - Fotos: 

ses juliano moreira coloca artesanato de pacientes na 5 feira de mulheres artesas 2 270x191 - Juliano Moreira promove inclusão social com exposição de peças de pacientes na 5ª Feira de Mulheres ArtesãsInclusão social, integração e humanização são alguns dos objetivos do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira por meio de diversas ações que vem promovendo junto aos seus pacientes. Uma delas é proporcionar a participação deles em feiras de artesanato realizadas por órgãos do Governo do Estado. Atualmente, participam da 5ª Feira de Mulheres Artesãs, de 30 municípios paraibanos, promovida pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), e que está acontecendo no pátio da PBTur, na capital, até esta quinta-feira (31), das 10h às 21 h.

ses juliano moreira coloca artesanato de pacientes na 5 feira de mulheres artesas 3 270x191 - Juliano Moreira promove inclusão social com exposição de peças de pacientes na 5ª Feira de Mulheres ArtesãsNa manhã desta quarta-feira (30), o diretor geral do Juliano Moreira, Walter Franco, visitou o stand do Complexo. Falou da importância de ações como esta para a luta antimanicomial da qual o Governo do Estado é um dos grandes combatentes e incentivadores. “Eles estão aqui nesta feira participando como trabalhadores e por meio do trabalho acontece a integração com outros artesãos; com o público que vem prestigiar e comprar os produtos e, dessa forma, eles se sentem fazendo parte do mundo, de igual para igual, e é isso que queremos com a luta antimanicomial”, comentou.

ses juliano moreira coloca artesanato de pacientes na 5 feira de mulheres artesas 5 270x191 - Juliano Moreira promove inclusão social com exposição de peças de pacientes na 5ª Feira de Mulheres ArtesãsWalter, que é psicólogo, observou ainda um detalhe importante nas peças produzidas e comercializadas pelos pacientes. “As cores vivas e alegres que eles utilizam nos seus produtos na Oficina de Arte do Juliano representam o que está em suas almas e nos seus corações. É um reflexo de que estão saindo de um mundo onde só enxergavam cinza”, explicou.

Uma das vizinhas do stand do Juliano é a artesã Maria José Bezerra, de João Pessoa. Em meio à exposição de seus produtos, feitos com fitas, bordados e crochê, ela elogia a iniciativa do Complexo. “Eu acho ótima a participação dos pacientes. Imagino que isso melhora o tratamento, já que aqui estão tendo contato com muita gente”, disse.