João Pessoa
Feed de Notícias

Emepa realiza evento sobre cultivo da mandioca na agricultura familiar

terça-feira, 19 de julho de 2016 - 09:51 - Fotos: 

Com a participação de agricultores familiares de municípios da região do Brejo e do Agreste, a Estação Experimental de Alagoinha realiza, nesta quinta-feira (21), o evento “Mandioca na Agricultura Familiar”, coordenado pelo pesquisador Élson Soares dos Santos. O debate é uma promoção da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca.

A abertura do evento técnico será realizada pelo chefe da Estação Experimental de Alagoinha, Rubens Fernandes da Costa, às 8h40, seguindo de palestra do presidente da GU Nivaldo Magalhães sobre o fortalecimento da agricultura familiar, e prossegue com o pesquisador Élson Soares dos Santos, da Emepa, sobre o trabalho de difusão e transferência de tecnologias no âmbito da agricultura familiar.

Em seguida, os técnicos da Emepa Valdemir Ribeiro Cavalcante e Nielson Gonçalves Chagas vão abordar o tema boas práticas agrícolas para a produção agroecológica de mandioca e macaxeira. Seguido os pesquisadores Rômulo Pontes de Freitas Albuquerque, da Emepa, Paulo Leonardo Correia Guedes, da Embrapa, e Selma Soares dos Santos, da Emepa vão abordar o manejo alimentar de bovinos leiteiros com mandioca.

O coordenador do projeto de pesquisa sobre mandioca da Emepa, pesquisador Élson Soares, que desenvolveu estudos sobre manejo agroecológico sustentável e boas práticas agrícolas, destacou que essa é uma das alternativas para aumentar a lucratividade do produtor e com isso contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, com mais emprego e renda no meio rural, como também, a melhoria da qualidade de vida das famílias.

A Emepa dispõe de material de alta qualidade genética e fitossanitária, cujo objetivo é proporcionar a melhoria dos sistemas de produção e do agronegócio dessa cultura na Paraíba, e a preservação ambiental, principalmente na Mata Paraibana e no Agreste, regiões propícias à produção. Nessas áreas, essas lavouras apresentam grande importância socioeconômica, como fonte alimentar e como geradora de renda básica para famílias.