João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apoia realização da Multifeira Brasil Mostra Brasil e evento movimenta economia paraibana

segunda-feira, 25 de julho de 2016 - 12:58 - Fotos:  Secom-PB

Feira bra mostra bra fotos claudia belmont 34 portal 270x202 - Governo apoia realização da Multifeira Brasil Mostra Brasil e evento movimenta economia paraibanaO Centro de Convenções de João Pessoa está sediando mais uma vez a Multifeira Brasil Mostra Brasil, nesta sua 23ª edição. Desde 2013, o evento, que antes ocupava as dependências do Espaço Cultural, passou a ter novo endereço, ganhando um espaço mais amplo e moderno, e oferecendo mais oportunidade de negócios. O Governo do Estado participa diretamente da Feira, por meio de facilidades promovidas pela Receita Estadual aos expositores locais e de outros estados, visando à comercialização de produtos, e oferecendo serviços para os consumidores durante o evento, movimentando, assim, a economia paraibana.

Desde que acontecia nas dependências do Espaço Cultural, a feira já era sucesso. Mas em 2013, aconteceu uma significativa mudança. A Multifeira passou a acontecer no Centro de Convenções de João Pessoa, construído pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do turismo, cultura, economia e comércio paraibanos. Nesta edição de 2016, o governo estadual participa da feira também por meio de diversos órgãos, a exemplo da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB); Programa de Artesanato Paraibano (PAP); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano; Corpo de Bombeiros; Polícias Civil e Militar – estes três últimos com apoio logístico de segurança e que também estarão divulgando suas ações e atividades para o público participante do evento.

Feira bra mostra bra fotos claudia belmont 17 portal 270x202 - Governo apoia realização da Multifeira Brasil Mostra Brasil e evento movimenta economia paraibanaQuem confirma o apoio direto do Governo do estado na Multifeira é o diretor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena. “O Governo do Estado participa de forma direta da Feira, por meio de facilidades promovidas pela Receita Estadual. A Brasil Mostra Brasil ativa a economia e o comércio por dez dias, aumentando o fluxo de vendas das empresas participantes”, afirmou o gestor.

Espaço amplo e moderno – O Centro de Convenções de João Pessoa foi projetado para ser um dos mais modernos do país, com todos os equipamentos necessários para realização de grandes projetos. Sua estrutura é composta por quatro prédios principais: a Torre do Mirante, o Pavilhão de Feiras e Exposições, o Pavilhão de Congressos e Convenções e o Teatro Pedra do Reino.

Buscando inserir ainda mais o Estado da Paraíba no contexto do Turismo de Negócios, o Centro de Convenções de João Pessoa, que tem uma área total construída de 48.676m2, tem capacidade para receber eventos empresariais, como feiras de exposições, simpósios e congressos, além de grandes espetáculos, como peças teatrais e concertos.

bmb3 portal 270x202 - Governo apoia realização da Multifeira Brasil Mostra Brasil e evento movimenta economia paraibanaO Pavilhão de Feiras e Exposições oferece 19 mil m² de área construída e área livre para exposições e estandes de 15 mil m², com capacidade para até 20 mil pessoas, dependendo da quantidade de expositores. Dividindo o espaço, é possível executar até quatro eventos simultaneamente.

Foram distribuídos quatro locais de credenciamento e venda de ingressos, além de lanchonete externa com espaço para 72 mesas, lanchonete interna e oito saídas de emergência. Além disso, no subsolo existe uma área técnica, projetada com a tecnologia mais moderna, com um sistema de exaustão mecânica, em que todas as instalações poderão ser feitas e distribuídas de forma a fornecer aos estandes pontos de água, esgoto, eletricidade e cabeamento estruturado.

Paraíba na história da feira – Em 1992, o empresário Wilson Pereira fundou, juntamente com a esposa Jucélia Rocha, uma empresa promotora de eventos que em 1995 realizou a primeira edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil em João Pessoa e também em Natal. Na época, o maior trabalho foi convencer empresários do sul e sudeste do país que o mercado do Nordeste estava em expansão para um evento multisetorial.

bmb4 portal 270x202 - Governo apoia realização da Multifeira Brasil Mostra Brasil e evento movimenta economia paraibanaNa divulgação da Feira deste ano, o empresário Wilson Pereira garantiu que já bem antes teve uma visão clara do sucesso da Brasil Mostra Brasil (BMB). “Quando cheguei a João Pessoa para fazer a BMB pela primeira vez, eu já tinha em mente o evento que todos vocês visualizam hoje. Mas era só uma ideia que ganhou força com a persistência do trabalho e a força em superar obstáculos”, afirmou.

Participação de órgãos estaduais – Nos dez dias de funcionamento da feira, a população terá a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho e os serviços prestados por alguns órgãos do governo estadual, entre eles, o da Polícia Civil da Paraíba. No estande com quase 250 metros quadrados, montado pelo segundo ano consecutivo na BMB, os visitantes podem conhecer as atribuições legais e a atuação dos policiais civis em operações de repressão qualificada já realizadas no estado.

bmb1 portal 270x202 - Governo apoia realização da Multifeira Brasil Mostra Brasil e evento movimenta economia paraibanaOs participantes da Multifeira também podem saber um pouco da história da Polícia Civil de Carreira que existe desde 1981 e ainda conferir o trabalho realizado diariamente por delegacias especializadas, o funcionamento de plantões, entender o trabalho da Academia de Polícia Civil (Acadepol) – que oferece cursos de formação para os policiais, conhecer como funciona o Instituto de Polícia Científica (IPC) e as tecnologias utilizadas pela instituição. A delegacia móvel também está estacionada no estande com toda a estrutura apresentando como funciona o registro de ocorrência na unidade.

E, assim como no ano passado, o estande da PC levou para o evento a Unidade Itinerante de Treinamento Avançado de Tiro – um simulador móvel instalado em um caminhão especialmente adaptado para este fim, que percorre todas as cidades do estado, levando aos policiais paraibanos a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e aptidões no que se refere ao treinamento de tiro. A unidade itinerante foi adquirida com recursos de convênio feito com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça, e com contrapartida do Governo do Estado da Paraíba.

bmb2 portal 270x202 - Governo apoia realização da Multifeira Brasil Mostra Brasil e evento movimenta economia paraibanaO equipamento de tiro representa redução no custo do treinamento dos policiais civis, visto que no montante de um milhão de disparos com munição real o custo alcança em média R$ 3 milhões. No simulador, essa mesma quantidade de disparos tem o custo total reduzido drasticamente para R$ 80 mil.

Outro estande presente do governo estadual é o da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), expondo as principais ações do órgão e promovendo o enfrentamento do trabalho infantil. O objetivo é conscientizar a população que vai ao evento sobre as péssimas formas de trabalho que são submetidas crianças e adolescentes, desde os serviços domésticos a exploração sexual.

A Secretaria, por meio da Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, organizou um espaço com balões coloridos, mesinhas para crianças e elaborou atividades lúdico-pedagógicas com a temática Trabalho Infantil para receber os visitantes da Feira.

bmb5 portal 270x202 - Governo apoia realização da Multifeira Brasil Mostra Brasil e evento movimenta economia paraibanaTambém está sendo divulgado na feira o Disque Estadual 123, uma ferramenta para o enfrentamento de qualquer tipo de direito violado, que atende as denúncias de forma sigilosa, encaminha e monitora os casos. Ainda no Estande da Sedh, há distribuição de canetas e adesivos que fazem um alerta sobre o Trabalho Infantil. A ideia é mobilizar a sociedade, para que com a ajuda de todos, a problemática que ameaça o futuro de crianças e adolescentes de toda a Paraíba seja revertida.

A abertura da Feira aconteceu na tarde da última sexta-feira (22) e segue até o próximo domingo (31), funcionando das 15 às 23h, em uma extensão de quase 14 mil m² de área montada e mais de 350 estandes. A expectativa dos organizadores é que passem pelo local cerca de 120 mil pessoas.