O Hemocentro da Paraíba programou, para o mês de julho, nove coletas externas de sangue. De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas, as primeiras coletas acontecem nesta sexta-feira (1º) no 16ª Regimento da Cavalaria Mecanizado (RCMEC), no município de Bayeux, e no sábado (2) na Escola Albert Einstein, no município de Sapé.
No dia 5 (terça-feira), a unidade móvel estará na Usina Miriri, em Santa Rita, e no dia 6 (quarta-feira), no Distrito Sanitário IV. No dia 9 (sábado), a coleta será na Cidade Viva, no Bessa (Capital), e no dia 13 (quarta-feira), na Praça do Chafariz (Tibiri), em Santa Rita.
Na quarta-feira (20), os candidatos à doação poderão comparecer na Central de Aulas da UFPB, e no sábado (23) na Paróquia Santa Rita (Praça Getúlio Vargas), em Santa Rita. A programação de coletas externas será finalizada no sábado (30) no Centro Fênix, no município de Mamanguape.
As coletas do dia 1º (RCMEC) e do dia 6 (Distrito Sanitário IV) serão realizadas das 8 horas às 13 horas, e as demais, das 8 horas até às 16 horas. Para a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, as ações de coletas externas proporcionam um momento para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. “É um gesto humano, solidário e que salva vidas”, destacou.
A Hemorrede do Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de 11 hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Itabaiana, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional, em Campina Grande.
Condições para ser doador de sangue:
- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
- Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem esclarecer qualquer dúvida podem ligar para o telefone (83) 3218-7698.