João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza palestra sobre psicopatologias

sexta-feira, 26 de agosto de 2016 - 10:13 - Fotos: 

Discutir os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental do indivíduo. Foi com esse objetivo que os colaboradores do setor de psicologia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram, na tarde dessa quinta-feira (25), no auditório da instituição, de uma palestra sobre Psicopatologia. A iniciativa faz parte das ações comemorativas do Dia do Psicólogo.

Na ocasião, o palestrante João Martins de Araújo, esclareceu dúvidas dos presentes sobre assunto e explicou a importância do estudo na precisão do diagnostico. “Um dos métodos mais frequentes de classificação de doença mental é pela categorização de experiências descritas por pessoas mentalmente doentes, tais como: depressão ou ansiedade. Para o progresso efetivo do prognóstico e no tratamento, o domínio de tal classificação é essencial, por isso, a importância da atualização”, explicou.

A coordenadora do setor de psicologia, Anne Michelle Paiva, falou sobre a importância da presença dos profissionais de psicologia dentro da unidade de saúde e sobre ações como as capacitações.  “Recebemos vítimas de acidentes graves, que ficam emocionalmente abaladas. Acolhemos essas pessoas e trabalhamos no sentido de proporcionar suporte emocional para que tenham condições de atravessar o período de recuperação de forma equilibrada, por isso acreditamos que por meio das capacitações reciclamos os nossos profissionais em prol do melhor atendimento”, disse.

O serviço de psicologia do Hospital funciona 24 horas e conta com uma equipe composta por 30 servidores que tem  como função atender não só ao paciente interno nas instalações, mas também a familiares, visitantes e membros da equipe multidisciplinar da unidade de saúde. Além do suporte ao tratamento, o setor oferece apoio, atenção, preparação do paciente para procedimentos cirúrgicos (pré e pós-operatório), exames, auxílio ao enfrentamento da doença e seu tratamento e atenção aos transtornos mentais associados à enfermidade.