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Programa de Artesanato inscreve para Feira Brasil Original, em São Paulo

segunda-feira, 1 de agosto de 2016 - 18:00 - Fotos: 

A Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), começou a inscrever a partir desta segunda-feira (1) os interessados em participar da 1ª Feira Brasil Original, que será realizada em São Paulo, no período de 20 a 23 de outubro. O edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial deste sábado (30) e também pode ser conferido no endereço eletrônico  http://static.paraiba.pb.gov.br/2016/07/Diario-Oficial-29-07-2016.pdf, bem como na sede do programa, localizada na Praça da Independência, 56, em João Pessoa.

“O edital visa selecionar artesãos, com suas próprias produções, para ocupar um espaço coletivo de 100m², para a divulgação e comercialização das suas peças. Serão 12 selecionados, sendo apenas um por tipologia, que deverão variar de madeira, tecelagem, brinquedo popular, cerâmica, metal, fibra, fios, couro, gastronomia, algodão colorido, osso até artesanato indígena”, destacou a gestora do PAP, Lu Maia.

Inscrição – As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 12 de setembro de forma presencial na sede do Programa do Artesanato da Paraíba, sediado no Museu casa do Artista Popular Janete Costa, na Praça da Independência, de segunda a sexta, das 9h às 16h. A inscrição poderá também ser realizada pelos Correios, via Sedex, com aviso de recebimento (A.R) contendo a ficha de inscrição e os documentos exigidos em envelope individual lacrado.

Condições de participação - Poderá participar da seleção apenas o artesão individual que seja maior de 18 anos; esteja cadastrado no PAP; cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), com Carteira Nacional dentro do prazo de validade;  integre uma entidade representativa (associação ou cooperativa) e seja um artesão Microempreendedor Individual (MEI).

O interessado em participar da seleção deverá preencher o formulário de inscrição e apresentar os seguintes documentos: artesão individual (carteira do SICAB ou, na falta justificada, fornecimento da inscrição); fotos das peças artesanais que pretende comercializar, de diferentes ângulos, na forma impressa, em CD/DVD, ou arquivo de imagem enviado por meio eletrônico; comprovante de residência recente (dos últimos três meses), das entidades representativas e documento comprobatório do registro como MEI.

Após o período de inscrições, terá início o processo de seleção, que será realizado por uma equipe encarregada de avaliar as fotos dos produtos artesanais (designada pela Coordenação Estadual), bem como os dados constantes no formulário de inscrição e documentos solicitados, de acordo com alguns critérios de avaliação, tais como: referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição, expressão contemporânea, inovação, consciência ambiental e apresentação.

Cronograma – O edital traz ainda o cronograma de atividades, começando pela análise e avaliação dos formulários no período de 12 a 16 de setembro pela equipe técnica e curadoria; seguida da divulgação da lista definitiva de seleção no dia 29 e convocação imediata prevista para 30 de setembro. No dia 6 de outubro haverá uma reunião preparatória para o início da 1ª Feira Brasil Original.

Feira Brasil Original – De acordo com o Sebrae, a feira tem como objetivo a estratégia de elevar o patamar de qualidade do artesanato brasileiro, ao desenvolver produtos de alto valor agregado, buscando também a melhoria na percepção e do valor do artesanato brasileiro pelo mercado.