João Pessoa
Feed de Notícias

II SEMANA DO PATRIMÔNIO Iphaep realiza curso de formação de professores em Educação Patrimonial, em Bananeiras

quinta-feira, 18 de agosto de 2016 - 16:40 - Fotos: 

Uma parte da equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) estará em Bananeiras nesta sexta-feira (19). Durante todo o dia, das 8h às 17h, os técnicos do Instituto vão ministrar, na Escola José Rocha Sobrinho, o curso Formação de Professores: Educação Patrimonial. A capacitação tem o objetivo de incentivar os professores (especialmente os das escolas públicas) a conhecerem e divulgarem, entre os alunos, a necessidade de que haja um olhar mais atento em relação ao patrimônio material e imaterial da cidade.

O evento encerra a  II Semana do Patrimônio Cultural da Paraíba, que começou na segunda-feira (15), com a entrega da recuperação do Painel Azulejar do Palácio da Redenção, e que prosseguiu durante toda esta semana, com diversas atividades: na terça-feira, em Mamanguape, aconteceu o EnTenda o Patrimônio, uma ação educativa com a população e as crianças do município histórico; na quarta-feira, houve o lançamento do boletim informativo do Iphaep, o Parahyba; na quinta, a equipe do Iphaep realizou, pela primeira vez, um atendimento especificamente direcionado aos comerciantes do Centro Histórico de João Pessoa. Durante todo o dia, os técnicos estaduais conversaram com os associados do CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa) e da Associação Comercial da Paraíba.

Capacitação e avaliação – Por meio de aulas expositivas e discursivas, a capacitação Formação de Professores: Educação Patrimonial, em Bananeiras, está dividida em quatro blocos, começando às 8h com: “Contextualização Histórica: Trajetória social e política de Bananeiras – da colonização ao ciclo do café – e construção do patrimônio edificado”, com a professora e coordenadora de História do Iphaep, Márcia Albuquerque. Em seguida, a partir das 10h, será a vez do arqueólogo Carlos Azevedo discorrer acerca da “Educação Arqueológica: educando a população do entorno do Sítio Rupestre Umari, em Bananeiras/PB”.

As aulas recomeçam às 14h, com a explanação dos arquitetos e urbanistas Gabriela Pontes e Danilo de Oliveira, que vão comentar sobre o traçado urbano nas cidades históricas do Brasil, destacando três pontos básicos: noções de arquitetura e urbanismo, identificando os tipos de implantações urbanas e, por fim, identificando os estilos arquitetônicos. “A ideia do Iphaep, ao trabalhar com os professores de Bananeiras nesta capacitação, é abordar  os conceitos sobre patrimônio histórico, arqueológico, artístico e cultural, para que eles possam ser utilizados na sala de aula”, revelou a diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueirêdo.

Segundo ela, a II Semana do Patrimônio Cultural pode ser avaliada como um sucesso. A diretora comentou: “Por meio de uma programação extensa e diversificada, conseguimos chegar ainda mais perto da população e dos anseios dos cidadãos paraibanos: não somente da capital João Pessoa, mas também de outros municípios, como Mamanguape e Bananeiras”.