Oito paraibanos conseguiram conquistar medalhas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, disputados entre os dias 7 e 18 deste mês de setembro. No atletismo, Petrúcio Ferreira, conseguiu o ouro na prova dos 100 metros rasos e a prata nos revesamento 4 por 100 e ainda nos 400 metros. Já no futebol de cinco para deficientes visuais, Damião Robson, Marcos José, Luan Gonçalves e o técnico Fábio Luiz e o assistente Josinaldo Costa sagraram-se campeões.
No goalball masculino, Romário e José Roberto levaram o bronze, enquanto que no feminino, o técnico e assistente paraibanos Dailton Freitas e Jonatas Silva levaram a equipe à quarta posição, considerada a melhor na história da modalidade. Outro destaque, mas que não medalhou, foi Cícero Valdiran, que ficou em quarto no lançamento de dardo. O Brasil, no ranking geral, ficou na oitava posição com 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Bruno Roberto, comemorou o excelente índice dos paraibanos no maior evento do para-desporto mundial. “É motivo de muito orgulho e comemoração saber o quanto a Paraíba esteve bem nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. São inúmeros talentos brilhando para o mundo e, por isso, o Governo do Estado continuará executando e melhorando a cada dia os projetos ligados ao para-desporto”, disse.