João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado divulga edital do Arte em Cena: II Festival de Arte e Cultura na Escola

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 - 16:36 - Fotos: 

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (22) o edital do Arte em Cena: II Festival de Arte e Cultura na Escola. O tema do festival será “Juventude Conectada.

O objetivo do festival é fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico das escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, contemplando a diversidade artística cultural, bem como promovendo o acesso a diversas formas de linguagens artísticas na vivência escolar.

O festival também pretende estimular o interesse, a apreciação e o entusiasmo pelas manifestações artístico-culturais entre os educandos da Rede Estadual de Ensino, valorizando a arte como forma de crescimento social e estético, além de realizar um mapeamento escolar da produção artística na Rede Estadual, valorizando os talentos dos estudantes.

Poderão participar do festival as Escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, sendo facultada apenas uma inscrição por escola. O festival acontecerá em duas etapas, sendo a primeira na Gerência Regional de Educação (GRE) a qual a escola está vinculada, e a segunda na cidade de João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

Inscrições – As inscrições deverão ser realizadas de forma online pelo endereço eletrônico www.paraiba.gov.br/educacao, pelo gestor da escola ou por professor designado para tal, incluindo o preenchimento do formulário de inscrição disponibilizado no portal e anexando uma cópia do projeto em pdf.

No ato de inscrição, a escola deverá inscrever um único projeto, discriminando já, no capítulo da apresentação, quais modalidades irá concorrer, podendo cada escola concorrer com, no mínimo, duas e, no máximo, cinco modalidades artísticas. O projeto deverá ser apresentado contendo os seguintes itens: Título, Apresentação (Modalidades, estudantes participantes, professor orientador, professor coordenador de cada modalidade); Justificativa; Objetivo Geral; e até 3 objetivos específicos; Metodologia; e Referência Bibliográfica. Não serão aceitas, sob hipótese alguma, inscrições extemporâneas ou com dados incompletos.

O projeto inscrito deverá ser de autoria da própria escola, planejado, desenvolvido e executado individualmente por estudante, em dupla ou em grupo (respeitando o quantitativo disposto para cada modalidade, de acordo com o edital), sob orientação de um professor-orientador, em consonância com o tipo de modalidade artística a ser trabalhada.

Cada modalidade deverá ter um professor-coordenador, que será responsável por acompanhar e orientar os estudantes da sua modalidade, inclusive após o resultado da Etapa Regional, caso seja ganhadora. O estudante ou o grupo de estudantes e o seu professor-coordenador concorrerão a apenas uma única modalidade.

Modalidades Artísticas – São elas:

- Artes visuais (a escola poderá desenvolver seu projeto em pintura e desenho e os trabalhos poderão ser de autoria individual ou em dupla, sob a coordenação do professor da mesma escola);

- Teatro (a escola poderá desenvolver seu projeto em arte cênica, em dupla ou em grupo, no máximo, de cinco estudantes, sob a coordenação de um professor. A apresentação terá a duração máxima de dez minutos);

- Música (a escola poderá desenvolver seu projeto em performance musical e ou em canto, individual ou coletivo, com a participação de, no máximo, dez estudantes e um professor coordenador e/ou regente de banda, com a duração máxima de quatro minutos de apresentação. Lembramos que é vedada a apresentação de músicas com letras que sugiram sensualidade ou apelativas);

- Dança (a escola poderá desenvolver seu projeto em performance individual ou coletiva com a participação de, no máximo, dez estudantes, em estilo coreógrafo ou livre, clássico ou popular, sob a coordenação de um professor e/ou coreógrafo e com a duração máxima de cinco minutos de apresentação. Lembramos que évedada a apresentação de coreografias que sugiram sensualidade ou gestos apelativos, bem como évedada a utilização de trajes que não sejam representativos da temática);

- Literatura (a escola poderá apresentar seu projeto de produção textual nos gêneros crônica, poema e/ou literatura de cordel. A produção de crônica, poema e ou/cordel poderá ser individual ou em dupla. É de responsabilidade dos participantes disponibilizar cinco cópias da crônica, poema e ou/cordel para a Comissão Julgadora na Etapa Regional e na Etapa Estadual, caso o trabalho seja classificado).

O Festival, em sua etapa Regional e Estadual, será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, FUNESC e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

 

A divulgação dos resultados estará disponível no site:  www.paraiba.gov.br/educacao, na aba ARTE EM CENA: II FESTIVAL DE ARTE E CULTURA NA ESCOLA”. A premiação acontecerá no dia 11 de agosto de 2018, durante a Etapa Estadual, em João Pessoa. Os estudantes que alcançarem o primeiro lugar, por modalidade, serão premiados com medalhas. As escolas participantes da Etapa Estadual receberão certificados de mérito e participação. O professor/regente/coreógrafo/orientador/coordenador do projeto e responsável pelos estudantes também receberá certificado de participação.

As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: festivaldeartes2018@gmail.com.