João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba apresenta planejamento e ações da Educação e Ciência e Tecnologia ao MEC e MCTIC

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019 - 16:18 - Fotos:  Divulgação

Reunião em Brasília com o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Paulo AlvimO secretário de Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, e o secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, participaram de reunião com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). As reuniões aconteceram nessa terça-feira (22), em Brasília, com o objetivo de apresentar as ações e o planejamento da SEECT para 2019.

A primeira reunião realizada pela manhã foi com o MEC e contou com a participação do secretário executivo do MEC, Luiz Antônio Tozi,secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC,Alexandro Ferreira de Souza e a secretária de Educação Básica do MEC, Tania Leme de Almeida. A segunda reunião foi realizada à tarde com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim.

Nas reuniões, Aléssio Trindade e Cláudio Furtado enfatizaram a junção da Secretaria da Educação com a Secretaria da Ciência e Tecnologia na Paraíba e as atividades conjuntas. Apresentaram o Programa Gira Mundo professores e estudantes, Programa Soma, Projeto das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, os editais de startups referentes à área de inovações e asações de empreendedorismo e inovação. Além disso, mostraram o planejamento de ações na educação para 2019.

De acordo com Aléssio Trindade, o Ministério da Educação tem interesse em conhecer uma Escola Cidadã Integral Técnica na Paraíba. “O MEC mostrou interesse em conhecer in loco a experiência da Escola Cidadã Integral Técnica. O Ministério está fazendo o seu planejamento de atuação e reconhece a experiência da Paraíba como referência”, disse.

Segundo Cláudio Furtado, o MCTIC também demonstrou interesse nas ações de empreendedorismo. “Diante das diversas ações de inovações que temos para este ano, é possível que a Paraíba seja um projeto piloto, considerando ações de empreendedorismo voltadas para o Ensino Médio”, falou.