João Pessoa
Feed de Notícias

Governo alerta contra violência infantil no desfile das Muriçoquinhas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 - 12:35 - Fotos:  Cláudia Belmont

muriçoquinhas 2017 fotos claudia belmont 2 270x213 - Governo alerta contra violência infantil no desfile das MuriçoquinhasO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em uma ação conjunta com a Rede de Proteção à Criança e Adolescente, participou, nessa segunda-feira (20), do desfile do Bloco Muriçoquinhas do Miramar, fazendo um alerta contra a violência infantil, a fim de garantir a proteção das crianças que levaram alegria para as ruas por onde passou.

A festa foi regada com pipoca, algodão doce e a distribuição do material sobre o Disque Estadual 123, que atende todos os dias a todo tipo de violação de direitos e funciona de forma sigilosa, além de monitorar os casos denunciados. A Paraíba é o primeiro estado a ter o próprio disque denúncia 123, o que facilita o acompanhamento dos casos.

Este foi o quarto ano que a Sedh participou do desfile do bloco Muriçoquinhas divulgando o serviço, e teve como foco especifico a violência sexual contra a criança e adolescente e a questão do trabalho infantil.

A gerente da Proteção Especial, Valeska Ramalho, considerou importante a participação do Disque 123. “Essa é uma ocasião oportuna para abarcar o maior número de famílias, adolescentes e turistas que estão nas ruas, e conscientizar que o carnaval é uma festa de maior vulnerabilidade e possibilidades que acontecem contra a violência sexual. Essa ação vem chamar a atenção e despertar a sociedade de que precisamos coibir esta prática juntos”, disse.

Já a vice-presidente do Conselho Estadual de Criança e Adolescente, Josiana Francisca da Silva, comentou o quão é relevante essa divulgação massiva. “Acredito que a gente tem que estar sempre nesses espaços para divulgar o 123 e com a bandeira de defesa dos direitos da criança e o adolescente”, observou.

Para o folião Darcildo Galvão, avô de Pietro, essa campanha é essencial para a sociedade. “É por meio de um trabalho educativo desses que pode se minimizar a violência contra as crianças, e que essa atividade se repita e possa continuar nas escolas”, disse.

Disque Denúncia – Para denunciar o trabalho infantil ou outro tipo de agressão existe o Disque 100, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Outra forma também de denunciar é o Disque Estadual 123.