João Pessoa
Feed de Notícias

Obras do sistema adutor Nova Camará seguem em ritmo acelerado

quinta-feira, 30 de março de 2017 - 18:32 - Fotos:  Divulgação

obras do sistema adutor de camara segue em ritmo acelerado 1 270x191 - Obras do sistema adutor Nova Camará seguem em ritmo aceleradoAs obras do sistema adutor Nova Camará, que contam com investimentos na ordem de R$75 milhões, seguem em ritmo acelerado. O secretário executivo da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, inspecionou o andamento das obras que devem ser finalizadas até dezembro deste ano.

O sistema de abastecimento d’água Nova Camará tem uma extensão de 74 quilômetros. A obra vai garantir água de qualidade para sete cidades são elas: Esperança, Remígio, Lagoa Seca, Matinhas, Pocinhos, Puxinanã e São Sebastião de Lagoa de Roça e ainda os distritos de Cepilho, São Tomé e Campinote.

obras do sistema adutor de camara segue em ritmo acelerado 2 270x191 - Obras do sistema adutor Nova Camará seguem em ritmo aceleradoO secretário executivo Deusdete Queiroga destacou a importância da obra: “A reconstrução da Barragem de Camará e a construção dessa grande adutora atenderá  mais de 100 mil pessoas daquela região, que enfrentam hoje extrema dificuldade no seu abastecimento de água. Todas essas cidades estão sem água nas torneiras há mais de quatro meses. Desde 2012 enfrentam essa situação de grande escassez de água, algo que está bem próximo a acabar”.

O sistema adutor Nova Camará vai captar água da Barragem Nova Camará, obra que foi inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho no final do ano passado, com investimentos na ordem de R$70 milhões. Para o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, a  obra se reveste de um simbolismo muito grande para aquela região. “Mesmo sendo no Brejo, muitas cidades, como Remígio, Esperança e Alagoa Nova estão sendo abastecidas com carros-pipa. Sem dúvidas, é uma obra de extrema importância que está sendo realizada pelo Governo do Estado”, declarou.

obras do sistema adutor de camara segue em ritmo acelerado 3 270x191 - Obras do sistema adutor Nova Camará seguem em ritmo aceleradoSistema adutor – A água que será captada na Barragem será tratada em uma grande estação de tratamento de água, com capacidade para tratar 200 litros por segundo. A distribuição se dará por adutoras com diâmetro que variam de 200mm até 500mm com uma extensão de 74 km. O sistema ainda contará com a construção de três grandes reservatórios de água tratada, sendo um de 2.500 m3 em Alagoa Nova e mais dois reservatórios de 500m3, sendo um em Esperança e outro em Remígio. Numa segunda etapa este sistema adutor atenderá às cidades de Algodão de Jandaíra, Arara, Areial, Montadas e Serraria.