João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Saúde discute ações de promoção à saúde bucal na Paraíba

terça-feira, 4 de abril de 2017 - 16:28 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Bucal, participou, na manhã desta terça-feira (4), de um encontro para pactuar compromissos e discutir os desafios da representação em saúde bucal dos municípios participantes do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde e a empresa Colgate-Palmolive. O objetivo da parceria é desenvolver a prática de higiene das mãos e da saúde bucal em regiões de extrema pobreza no Estado da Paraíba. O evento aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Representantes do Ministério da Saúde participaram do evento, além de profissionais da SES, secretários de saúde dos municípios participantes do projeto, coordenadores de saúde bucal e profissionais de saúde. A finalidade do acordo é elaborar estratégias que promovam estilos de vida mais saudáveis para a população, por meio de capacitação de agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde bucal; realização de campanhas educativas; doação de kits para as secretarias Municipais de Saúde; e avaliações periódicas das ações.

A coordenadora nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Lívia de Souza, comentou que, para dar certo, a ação precisa ser pensada de forma conjunta. “É uma responsabilidade de todos – dentistas, coordenadores de saúde bucal, agentes de saúde, prefeitos e população. Uma ação de forma coletiva vai trazer benefícios a 33 municípios paraibanos contemplados com as atividades. Queremos acreditar numa resposta positiva, que é a melhoria da saúde bucal das pessoas”, disse ela.

A reitora da UFPB, Margareth Diniz, comemorou a parceria. “Agradecemos à Colgate-Palmolive pela confiança em nossa instituição na implementação do projeto. O curso de odontologia da UFPB tem uma formação cidadã, entregando profissionais qualificados e compromissados com a saúde da população”, afirmou.

A Paraíba é o único estado da federação onde se desenvolve o projeto de pesquisa-ação para controle e redução da cárie dentária. São 33 municípios com baixo índice de desenvolvimento humano que recebem profissionais qualificados e excelente estrutura para os cuidados com a saúde bucal.

São analisadas diferentes faixas etárias – 5 anos; 12 anos; 15 a 19 anos; 35 a 44 anos; acima de 60 anos. “A cada seis meses, novos kits são entregues e as pesquisas são renovadas para que se tenha noção do impacto das ações. Toda a população do município é beneficiada, não somente as pessoas que participam da pesquisa. Muitas pessoas ainda não entendem que a boca é porta de entrada de saúde, mas também de várias doenças. É uma excelente oportunidade para integrar equipes e reestruturar ações de saúde bucal na comunidade”, comentou o coordenador de saúde bucal da SES, Marcílio Araújo.

O professor da UFPB Fábio Correia Sampaio é o coordenador do projeto na Paraíba. Ele informou que, ao todo, 4500 pessoas serão examinadas no período de 2016 a 2017. “A base do projeto é a escovação dos dentes. A maneira correta de manusear escova, creme e fio dental é imprescindível e, sobretudo, conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde da boca”, afirmou.

Presente no evento, a coordenadora de saúde bucal do município de Aparecida, a cirurgiã-dentista Verlene Lima Pinto disse que o impacto de projeto é extremamente positivo. “Nós participamos das atividades desde 2015 e é impressionante ver como a população abraçou o projeto. Em todas as visitas às casas fomos recebidos muito bem. Hoje em dia, alguns deles já nos buscam para saber quando novos kits serão entregues e avaliações serão feitas. É um investimento importante que envolve a comunidade na promoção à saúde bucal”, explanou.

Projeto – Em 2015, equipes de saúde bucal (dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal), em conjunto com equipes de agentes comunitários de saúde de alguns municípios paraibanos, estiveram envolvidas no projeto “Efetividade de Ações de Promoção à Saúde Bucal em Populações de Alto Risco Social – Estudo de Corte Prospectivo Intervencional”. O projeto de longo prazo (2015-2019) é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa internacional Colgate-Palmolive e conta com a participação de 33 municípios paraibanos.
Desde 1941, a Colgate-Palmolive se compromete com a educação da população. De acordo com a representante da empresa no evento, a cirurgiã-dentista Flávia Aldarvis, neste processo de educação, mais de 26 mil agentes comunitários de saúde já foram treinados. “Os agentes são excelentes multiplicadores das informações porque estão em contato direto com a população. Pretendemos continuar com estas qualificações, o comprometimento de todos pode mudar efetivamente a saúde bucal da Paraíba”, pontuou Flávia Aldarvis.

O projeto é acompanhado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem o apoio técnico local da Universidade Federal da Paraíba para acompanhamento epidemiológico da cárie dentária e treinamento de profissionais. Durante a ação, acontece entrega de kits de higiene e também com exame clínico nas visitas domiciliares.