João Pessoa
Feed de Notícias

Comissão de Educação Ambiental discute regimento e ações para proteção do meio ambiente

quarta-feira, 5 de abril de 2017 - 10:28 - Fotos: 

Foi realizada, na terça-feira (4), a segunda reunião da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Estado da Paraíba (Ciea). Mais de 26 integrantes participaram do encontro e definiram o regimento interno da comissão. A reunião aconteceu na Cooperativa Médica dos Servidores da Suplan e DER (Comseder), em João Pessoa.

Além de definirem o regimento interno, os membros da Ciea formaram um grupo de trabalho que ficará à frente das atividades relacionadas ao Fórum de Educação Ambiental. A primeira reunião ficou definida para o dia 11 deste mês.

A Ciea também definiu a sua próxima reunião ordinária, marcada para acontecer no dia 2 de maio. De acordo com a coordenadora executiva do grupo e gerente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente Ciência e Tecnologia, Vanessa Oliveira, a reunião foi proveitosa. “As perspectivas são boas, a gente está com um grupo bem integrado e unificado e as pessoas estão participando, mas lógico que toda construção social não é feita do dia pra noite, a gente vai conquistando devagar as pessoas. Então, que venham as próximas reuniões”, declarou.

Quem também considerou positiva a reunião foi o biólogo e professor do IFPB, Gilcean Alves. “O IFPB é uma instituição que já trabalha na área ambiental há décadas. A gente vê nas reuniões, pessoas preocupadas com a qualidade de vida das comunidades. Eu torço para que a gente saia daqui produzindo documentos, mas principalmente  que a  gente saia com resultados práticos e com soluções para minimizar problemas que podem ser resolvidos com simples atitudes”, afirmou.

Os integrantes da Comissão Interinstitucional também conheceram o projeto da I Bienal Estadual de Educação Ambiental programada para acontecer no ano que vem e que vai apresentar os projetos de educação ambiental das 14 regionais de ensino.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde (SES) , Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, Superintendência de Desenvolvimento de Meio Ambiente, Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Poder Judiciário Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Federal da Paraíba, Batalhão da Polícia Ambiental, Ong Maré Produções artísticas e Educacionais, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Comitê de Bacias do Piancó – Piranhas – Açu, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea PB), Federação dos Municípios (Famup), Cagepa, Energisa, Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Empasa, Secretaria de Educação de João Pessoa, Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade e Emlur.

A Comissão – A CIEA é formada por 44 representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições convidadas. A comissão é inédita na Paraíba e tem como objetivo alavancar as ações voltadas à promoção da educação ambiental até 2018.