João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana faz balanço das ações de março

quarta-feira, 5 de abril de 2017 - 17:25 - Fotos: 

A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) realizou mais de 40 atividades na programação do 8 de Março -  Dia Internacional da Mulher, marcada pelo lançamento do Governo do Estado da campanha de mídia nas redes sociais “Valorização e Cidadania das Mulheres – Somos Mulheres, Temos Voz & e Temos Vez”. As atividades foram executadas em parceria com outros órgãos do governo e secretarias, como Educação, Saúde e Segurança Pública.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, destaca, dentre as ações, as atividades educativas da unidade móvel de atendimento às mulheres vítimas de violência no campo nas cidades dos municípios de Juarez Távora, São Vicente do Seridó, Pedras de Fogo, Alagoa Nova – durante a  Marcha pela vida das Mulheres e pela Agroecologia -, além da realização das Feiras de Cidadania para Mulheres em Campina Grande e no município do Conde. “Avaliamos de maneira positiva as ações do 8 de Março. Foi um movimento intenso de ações intersetorais, mobilizações nas ruas, nos municípios e nas instituições e órgãos de governo”, disse Gilberta.

Além de atividades educativas, a Semdh realizou capacitações para policiais civis e militares nas cidades de Cajazeiras e Conde, dentro do projeto Tecendo Redes, que inclui também a formação de redes de atendimento com gestores locais. O Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes (CERMFL), em Campina Grande, realizou uma programação com palestras em municípios, escolas e atendimentos locais.

“A gestão pública mostra compromisso e empenho de incentivar os municípios a desenvolverem ações durante todo o mês de março, que se transforma num grande momento de articulação e mobilização. É uma data de reflexão, mas também de buscar estratégias locais para enfrentar os desafios”, avalia a gerente de Equidade de Gênero, Elinaide Carvalho.

A Semdh também participou da produção e lançamento das cartilhas pedagógicas de enfrentamento da violência para educadores e alunas do Intercâmbio de Mulheres Produtoras acompanhadas pelo Procase, no Assentamento Oziel Pereira, na cidade de Remígio, durante lançamento do site Procase Mulher, além dos eventos em homenagem às mulheres em Bayeux. 

Outros – Segundo Leandra Cardoso, técnica em Políticas Intersetorais da Semdh, parcerias foram mantidas com muitos órgãos como a Cagepa, que realizou em parceria o evento Mulheres em Espaços de Poder com o mini-curso sobre Gênero e Identidades. “Além de ações em parceria com a Fundação Espaço Cultural,  Presídio Feminino Maria Júlia Maranhão, Fundac e Funad, conseguimos mobilizar e buscar discutir as temáticas dentro dos núcleos de governo e instituições”, afirmou.