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Prontuários de pacientes do Hospital de Trauma da Capital ganham acervo novo

quinta-feira, 6 de abril de 2017 - 15:41 - Fotos: 

Com quase 100 mil prontuários, um milhão de Boletins de Emergência – BE e 14 mil prontuários ambulatoriais, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena reinaugurou, nesta quarta-feira (5), o Memorial Clínico dos Pacientes, no km 11,5 da BR 230, estrada de Cabedelo, onde funcionará o arquivo médico dos usuários que deram entrada na unidade desde o início de funcionamento do hospital em agosto de 2011.

Para o diretor administrativo do Hospital, Sidney Schmid, a iniciativa representa mais segurança aos pacientes e familiares e à própria documentação, além de acessibilidade ao material organizado. “Isso é uma demonstração do comprometimento do hospital em garantir a sua memória através de documentos gerados pela internação dos usuários”, destacou.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do complexo hospitalar, Sueli Miranda, a organização do arquivo é importante para os usuários e o próprio hospital. “Estes documentos poderão ser disponibilizados, caso haja solicitação prévia do paciente e familiares, que na maioria das vezes têm o interesse para dar entrada no acesso a benefícios”, lembrou.

Ela ainda comentou que a organização dos BEs e prontuários começa pelo envio dos documentos após a alta do paciente ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que funciona dentro do hospital e é responsável por fornecer informações ao SUS, e em seguida, encaminhados para o Same, que confere e organiza os dados para serem enviados ao setor de contas médicas, responsável pela cobrança dos serviços via Sistema Único de Saúde. “Após o faturamento, são devolvidos via sistema para serem arquivados pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatística”, disse.

O funcionário do Same, Edvaldo Laurentino, explicou que o setor armazena arquivos vivos, em virtude da importância desses documentos para as pessoas que precisam. “Tudo que arquivamos é cuidado com muita atenção e respeito, pois sabemos que a qualquer momento algum usuário vai precisar, e se isso acontecer está apto a atendê-los”, frisou.