João Pessoa
Feed de Notícias

Governo vai iniciar a segunda etapa do Sistema Adutor do Congo

quinta-feira, 2 de abril de 2009 - 13:57 - Fotos: 

O secretário Francisco Sarmento, em entrevista coletiva concedida, na manhã desta quinta-feira (2), na Secretaria de Estado da Comunicação Institucional (Secom), fez uma explanação panorâmica das várias ações que o governo vem desenvolvendo nas Secretarias Estaduais de Infra-Estrutura e de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. Sarmento apresentou os primeiros resultados dos esforços empreendido nesses primeiros dias do governo José Maranhão. Em destaque a segunda etapa do Sistema Adutor do Congo. O governo conseguiu reverter a exclusão do Sistema Adutor, do Programa Proágua do Banco Mundial (BIRD).

“A Paraíba recebeu uma ótima notícia, nesta quarta-feira (1). O Banco Mundial enviou a não objeção em financiar a segunda etapa do Sistema Adutor do Congo, com isso fecharemos o Cariri ocidental”, ressaltou o secretário, afirmando que todas as cidades que não estavam na primeira etapa do projeto, como Prata, Parari, Ouro velho, Aparo, São José do Cariri, Gurjão e Livramento, agora vão receber água garantida e independente.

“O horizonte do projeto é que esses municípios passem pelo menos cerca de 30 anos sem receber o carro pipa”, explicou o secretário, informando que a obra totaliza cerca de 30 milhões e os contratos serão assinados na próxima semana. Sarmento comunicou, ainda, que a obra tem 130 km de extensão e será efetivamente iniciada no máximo em duas semanas. A conclusão está prevista para o meio do ano que vem.

O secretário fez, ainda, uma explanação de várias outras ações que foram realizadas em 40 dias de governo. Entre elas, convênios com a Secretaria Nacional de Defesa Civil e com a Secretaria Nacional de Infra-Estrutura; empréstimo junto a Corporação Andina de Fomento, para pavimentação e recuperação da malha viária; reunião dos governadores do Nordeste, reabrindo as discussões sobre os ramais da Transnordestina e outras propostas; liberação do Projeto Básico do Centro de Convenções de João Pessoa – para licitação da obra junto ao Tribunal de Contas da União; negociações com vistas à elaboração de um novo plano de trabalho para as Várzeas de Sousa; obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, implantando uma nova dinâmica de execução; reconstrução das Barragens de Camará e Jandaia e soluções das pendências anteriores do sistema de Adutor de Acauã.