João Pessoa
Feed de Notícias

Emater de São Miguel de Taipu apresenta Plano de Trabalho para 2009

quinta-feira, 2 de abril de 2009 - 14:32 - Fotos: 

Técnicos da Emater-Paraíba participaram na última sexta-feira (27) de uma sessão especial na Câmara Municipal de São Miguel de Taipu, na região administrativa de Itabaiana, para a apresentação do plano de trabalho da empresa de assistência técnica e extensão rural, referente ao exercício de 2009, naquele município. O evento contou com a presença de líderes políticos, agricultores familiares e representantes da sociedade civil. A Emater foi representada pelo técnico local Justino Vieira, que cumprimentou os presentes em nome do coordenador regional, Antônio Jocemar, e do novo presidente da empresa, Hermano Araújo.

Durante o encontro, foram debatidas as atuais metas da extensão rural, além dos indicadores já obtidos até a presente data, e as ações de consolidação da implantação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) no âmbito do município de São Miguel de Taipu. Segundo o vereador João Cassimiro, presidente da Câmara Municipal, o legislativo local reconhece a relevância dos serviços prestados pela extensão rural visando o desenvolvimento da comunidade e reitera o total apoio às ações dos técnicos da Emater-Paraíba.

O Poder Executivo Municipal foi representado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eufrásio Neto, que fez uma avaliação positiva da parceria firmada entre a Prefeitura de São Miguel de Taipu e a Emater. Já os agricultores presentes elogiaram a iniciativa de apresentação do Plano de Trabalho da Extensão Rural ressaltando que o grande diferencial está no fato de se ter elaborado uma proposta de trabalho com a participação efetiva dos trabalhadores rurais.

A apresentação dos planos de trabalho da Emater nas câmaras municipais nos 223 municípios paraibanos tem como objetivo, segundo seus dirigentes estaduais, levar ao conhecimento da sociedade civil a relação de metas estabelecidas pela empresa para o presente exercício, buscando parcerias para a sua concretização.

Os objetivos principais do plano de trabalho visam basicamente promover e apoiar iniciativas que, convertidas em ações, sejam capazes de promover mudanças estruturais nas unidades produtivas dos agricultores familiares, fomentando a economia municipal, respeitando as dimensões sociais, culturais e ambientais que possam inserí-los em diversos mercados, possibilitando maior geração de renda, e melhor qualidade de vida. O plano visa ainda promover maior e melhor assistência técnica gratuita aos agricultores familiares aproveitando as potencialidades e oportunidades que possam ser desenvolvidas na zona rural.

Segundo Hermano Araújo, os extensionistas ficarão encarregados da elaboração de propostas de crédito para investimento, custeio e comercialização nas diversas linhas do Pronaf, visando divulgar, orientar e buscar parcerias com os municípios em campanhas oficiais que beneficiem as populações locais. Caberá ainda aos extencionistas difundir junto aos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e às Associações de Agricultores Familiares as Políticas Públicas voltadas para o setor, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Crédito Fundiário, Seguro da Agricultura Familiar, Territórios da Cidadania, Biodiesel, além de outros programas do governo.

Todo o trabalho, conforme Hermano, deverá focar as ações de assistência técnica e extensão rural aos princípios da agroecologia, tudo em consonância com as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que vêm reestruturando os serviços de assistência técnica e extensão rural em todo o País.