João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Escolinhas da UEPB beneficia alunos da comunidade

sexta-feira, 3 de abril de 2009 - 10:25 - Fotos: 

Na manhã de quinta-feira (2), o Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, instalado do Campus I, em Bodocongó, deu início a entrega dos fardamentos do Projeto Escolinhas.

O Projeto Escolinhas consiste em oferecer aulas de esportes a crianças e adolescentes, que estejam regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de Campina Grande. O objetivo é promover a inclusão social, contribuindo para o resgate da cidadania e auto-estima, estimulando o vínculo entre escola e família através da prática esportiva.

Participaram da cerimônia de abertura de entrega dos fardamentos a reitora da UEPB, Marlene Alves, e os professores Álvaro Luis, chefe do Departamento de Educação Física; José Eugenio Eloi, coordenador do curso; Anne Dantas, coordenadora do projeto; e Maria Aparecida Carneiro, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. Os alunos Brenda e Daniel, participantes do Projeto Escolinhas, foram os primeiros a receber os fardamentos das mãos da reitora e representaram os demais alunos.

Esta é a primeira vez que a UEPB promove a distribuição do fardamento com alunos das escolinhas. De acordo com a professora Anne Dantas, desde que o projeto foi criado, há nove anos, os professores sentiam necessidade de verem seus alunos devidamente fardados, “especialmente nas aulas de judô, cujos quimonos são imprescindíveis para a aprendizagem. Com isso, certamente eles terão um melhor desenvolvimento”.

A professora informou que a carência da maior parte das crianças e adolescentes também serviu como incentivo para a distribuição das fardas, pois a maioria chegava com roupas impróprias para as aulas de ginástica. “Ainda hoje percebemos que muitas crianças, apesar da vontade, não fazem aulas de futebol de campo ou de salão simplesmente porque não possuem uma chuteira ou tênis adequado. O fardamento não inclui esses calçados, mas temos certeza de que ele será um incentivo para essas crianças, além de favorecer uma maior freqüência e melhor organização”.

Saúde e inclusão social

Segundo a reitora Marlene Alves, o Projeto Escolinhas oferece uma nova perspectiva de inclusão social através do esporte, sendo positiva em vários aspectos. “Já é comprovado que a atividade física, desde a primeira infância até a maturidade, evita sobremaneira várias doenças, como osteoporose e doenças cardíacas. Isto, por si só, já faria valer o projeto. No entanto, há ainda a perspectiva de que crianças e adultos, que vivem no entorno da Universidade, possam se apropriar dos benefícios que ela oferece e, sendo através do esporte, isso se torna melhor ainda”, opinou.
 
Para a reitora, a entrega dos fardamentos não foi apenas um momento de festa, mas a demonstração de muito compromisso, responsabilidade profissional, incentivo à inclusão social e muito carinho do Departamento de Educação Física para com os alunos. “Esta é uma oportunidade na qual a UEPB diz ao Poder Público que precisamos de mais políticas públicas, através da Educação Física, para construirmos um povo saudável e civilizado”, acrescentou.

Exemplo disso é a dona-de-casa Lindinalva Silva, moradora de uma comunidade próxima à UEPB, que tem dois filhos matriculados em escolinhas do Departamento de Educação Física. Ela participou da solenidade de entrega dos fardamentos acompanhada de sua filha, Edna dos Santos Silva, aluna da escolinha de Dança desde 2008.
 
“Minha filha faz Dança e meu filho Futsal, e é maravilhoso poder vê-los praticar um esporte. Também foi muito bom terem ganhado esse fardamento, porque não tínhamos condições de comprar. Não faltou para ninguém e todas as crianças ficaram muito contentes com a nova farda”, afirmou Lindinalva.