João Pessoa
Feed de Notícias

Reunião da Asbraer defende PAC da extensão rural

sexta-feira, 3 de abril de 2009 - 15:20 - Fotos: 

Implementar o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Extensão Brasileira, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos extensionistas rurais visando universalizar o serviço para todos os agricultores brasileiros. Esta foi uma das principais deliberações da 37ª Assembléia Geral da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que aconteceu entre os dias 30 de março e 1º de abril, em Recife- PE, com a participação de dirigentes da extensão rural em 24 estados brasileiros e de autoridades agrícolas nacionais.

Esta e outras decisões importantes para extensão rural brasileira estão contidas na Carta do Recife redigida durante o encontro, segundo informações do presidente da Emater – PB, Hermano Araújo, que representou a Paraíba no evento. O encontro aconteceu no Recife Palace Hotel, na praia de Boa Viagem, e serviu também para reconduzir José Silva Soares à presidência da Asbraer para mais um período administrativo.

Segundo Hermano, a preocupação maior do presidente da Asbraer é garantir um horizonte de sustentabilidade a extensão rural no País, por meio de legislação especifica e ações direcionadas, além de sintonizadas com a realidade no campo. Durante os três dias de reunião, os dirigentes de ATER discutiram também ações no sentido de garantir uma nova forma de repasse de recursos pelo Governo Federal de forma continuada.

A Asbraer evidencia a extensão rural como uma das alternativas para reduzir as desigualdades sociais e econômicas no campo, entre as pessoas e entre as regiões. Hoje, no seu entender, o dever de cada um dos Estados é profissionalizar a gestão das Emateres.