João Pessoa
Feed de Notícias

Novos membros da Cipa do Hospital de Trauma JP participam de capacitação

quinta-feira, 27 de abril de 2017 - 11:15 - Fotos: 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João pessoa, está realizando nos dias 24,26, 27, 28 de abril e 02 de maio, o curso de formação com os novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para o ano de 2017. O curso pretende familiarizar os colaboradores com assuntos relacionados a Segurança do Trabalho e foi organizado pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Para o presidente da Cipa e técnico em Segura do Trabalho, Arlen Vinícius, é imprescindível que os novos cipeiros participem do curso de formação. “A equipe está começando a entrar no ambiente de Segurança do Trabalho. Para que eles passem a atuar de forma efetiva eles têm que ter conhecimentos básicos, e assim, desenvolver um olhar crítico e analítico para desenvolver uma boa gestão”, frisou.

Noções sobre acidentes e doenças do trabalho e sobre primeiros socorros, EPI (Equipamento de Proteção Individual), EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), Plano de Ação, Mapa de Risco e combate a incêndios foram alguns dos temas abordados durante esta semana no curso da Cipa. Segundo Arlen o curso da cipa vai mais além do que apenas levar conhecimento técnico para os funcionários. “O curso traz a ideia que devemos sempre está preparados, ele não serve apenas positivamente para o nosso colaborador no trabalho, nosso conhecimento vai mais além, pois questões básicas do nosso dia-dia foram colocadas nas palestras. Estes dias tem sido bastante proveitoso com a participação de todos e tenho certeza que o processo de prevenção a acidentes na unidade de saúde vai melhorar, completou.

Um dos novos membros indicado para assumir a Cipa, Evandro Medeiros, ressaltou um olhar mais cauteloso a partir de agora no complexo hospitalar, como também em sua residência. “Estou gostando das palestras, pois o conhecimento adquirido não se limitará apenas dentro da unidade hospitalar, mais também em outros locais, porque as técnicas que estamos aprendendo no combate a sinistros podem ser utilizadas em casa, como por exemplo, a questão da panela de pressão que ao ser colocada embaixo de água corrente corre o risco de implodir, comentou.

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, e tornar permanente o cuidado com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Os membros da nova gestão vão atuar entre 2017 e 2018.