João Pessoa
Feed de Notícias

Produtores assinam compromisso para fundar Cooperativa

segunda-feira, 6 de abril de 2009 - 11:59 - Fotos: 

Vinte produtores rurais da Paraíba assinaram documento, na última quarta-feira, 1º de abril, no município de Areia, onde se comprometem a fundar uma cooperativa destinada a administrar a Unidade de Beneficiamento e Pesquisa de Derivados da Cana de Açúcar de Chã de Jardim.

Na reunião, coordenada pelo representante do Governo do Estado, o gerente de Interiorização da Secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Alexandre Magno, foi formado um grupo de trabalho com os seguintes produtores: Antonio Augusto Baracho, Leonardo Jardelino, Carlos Barreto, Ricardo Feitosa, Jornandes Medeiros, Benedito Sales, Edivaldo Guedes, Aquiles Leal e Vamberto Freitas.

Também foi criado um subgrupo para fazer um inventário da Unidade, composto por Carlos Barreto, Antonio Augusto, Aquiles Leal e Edivaldo Guedes.
Outra decisão “importante”, segundo a avaliação de Alexandre Magno, foi o fato de que todos concordaram em combinar uma data para o inicio da moagem da unidade, após mais de seis anos paralisada, ficando definido o dia 26 de agosto de 2009.

Objetividade

“O fato de os produtores já terem definido uma data para a retomada das atividades é muito importante para os planos do Governo Maranhão, uma vez que a finalidade principal é tornar produtivo um patrimônio público, cuja última reforma, consumiu R$ 360 mil, de recursos federais e estaduais. Também mostra a objetividade dos produtores, que conversam pouco e agem muito mais”.

Assinaram o documento, os seguintes produtores: Antonio Augusto Monteiro Baracho, Carlos Barreto Alcoforado, Leonardo Jardelino, Ariosvaldo Barreto, Julio Perazzo, Solon de Lucena, Edivaldo Guedes, Aquiles Leal, Eliane Carvalho, Jornandes Medeiros, Severino Silva, Antonio Chagas, Ricardo Feitosa, Benedito Sales, José Marcelino, Josenias Marcelino, João Protásio, José Pedro, Vamberto Freitas e Alexandre Magno.                                                      

Corpo técnico    
 
A equipe técnica que está dando apoio aos produtores e compareceu na última reunião, tem a seguinte composição: Antônio Augusto de Almeida, engenheiro, professor da UFPB aposentado e idealizador da Unidade; Fernando Ivo, gestor do projeto cachaça de alambique e o Gerente de Agronegócios, Edílson Batista, do Sebrae-PB; Delma Aquino e Alexandre Magno, da Secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico; da OCEPB, José Caubi; da Aspeca, Antonio Chagas; Asparq, Benedito Sales; do CCA/UFPB, Prof. Alexandre; e da Asplan, Vamberto Freitas.