João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apoia Festival de Cinema de País de Língua Portuguesa

segunda-feira, 6 de abril de 2009 - 17:01 - Fotos: 

No período de 1 a 10 de maio, será realizado em João Pessoa o Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa – CINEPORT.  O Governo da Paraíba vai oferecer total apoio ao evento – considerado o maior do mundo do cinema de língua portuguesa –, conforme ficou acertado em reunião que aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (6), no Palácio da Redenção, entre secretários de Estado, dirigentes de órgãos e Mônica Peres Botelho, a presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, produtora do CINEPORT e mantida pelo Grupo Energisa.

João Pessoa é a sede permanente do festival no Brasil, que acontece a cada dois anos. A primeira edição foi em 2007, na Usina Cultural da Energisa, situada à rua Juarez Távora, na Torre, com grande sucesso.  Mônica Peres revelou que já manteve encontro com o governador José Maranhão, que anunciou ampla colaboração do Estado ao festival com a participação da Casa Civil do Governador, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, PBTUR, e outros órgãos estaduais. A Prefeitura de João Pessoa também apoiará o evento.

O secretário chefe da Casa Civil, José Ricardo Porto, confirmou que o governador José Maranhão determinou que o Governo do Estado se colocasse à disposição do Cineport de forma harmônica para que, na condição de parceiro, o evento mantenha o sucesso à altura da Paraíba.

Da reunião participaram os secretários José Ricardo Porto (Casa Civil do Governador), Roosevelt Vita (Cidadania e Administração Penitenciária), coronel José Carvalho (Comandante Geral da Polícia Militar), Nelson Coelho (superintendente de A União), João Laércio Fernandes (presidente da Cinep), dentre outros membros do Governo.
Mônica Botelho destacou que o festival tem o foco principal no cinema, no entanto, também abre suas portas para outras manifestações artísticas como a literatura, a música, o teatro.

A grade completa da programação do CINEPORT vai ser divulgada a partir do próximo dia 15, mas Mônica Botelho adiantou que o festival deverá exibir cerca de 100 filmes entre longas e curtas e médias metragens, enquanto o cantor e compositor Chico César será uma das atrações nacionais. Serão concedidos seis tipos de troféus: Andorinha, Andorinha Digital, Andorinha Técnica, Andorinha Criança, Humberto Mauro e Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano.

Dentro do festival haverá uma competição específica para o cinema paraibano. É o Prêmio Energia de Estímulo ao Áudio Visual Paraibano, com premiação de R$ 20 mil para o melhor filme.

O CINEPORT – Instituído pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho em 2004, o CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa tem como objetivo integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Propõe-se também o CINEPORT a cooperar para que o segmento do audiovisual se fortaleça naqueles países onde esta expressão cultural é ainda pouco desenvolvida, procurando abrir possibilidades de intercâmbio entre os profissionais do cinema e do audiovisual e – na medida do possível e em cooperação com os governos — buscando uma legislação que incremente a co-produção e a parceria técnica entre os países-membros da CPLP.

O CINEPORT teve sua primeira edição realizada no Brasil, entre os dias 01 e 12 de junho de 2005, na cidade de Cataguazes, Estado de Minas Gerais. Em 2006, o II CINEPORT realizou-se na cidade de Lagos, no Algarve, região sul de Portugal, entre os dias 01 e 11 de junho com a parceria fundamental da Câmara de Lagos. 
Seguindo seus preceitos de itinerância e revezamento de sede, em 2007, o III CINEPORT foi realizado entre os dias 4 e 13 de maio em João Pessoa, em função de um convênio assinado entre a Fundação Ormeo Junqueira Botellho, entidade promotora do CINEPORT, a Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope e o Governo da Paraíba. 

Em 2008, o CINEPORT se dedicou a uma edição especial voltada para produção cinematográfica, que aconteceu entre os dias 3 e 13 de dezembro novamente na cidade de Cataguazes. O evento, denominado Festival Ver e Fazer Filmes – Edição CINEPORT, foi um grande sucesso.