João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac realiza Festival da Primavera em unidade socioeducativa feminina

terça-feira, 13 de novembro de 2018 - 16:49 - Fotos: 

O Centro Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina) da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac) envolveu todas as socioeducandas durante o II Festival da Primavera, edição 2018. Dentro do projeto, a unidade vivenciou o tema Aurora e suas fases durante cinco dias.

A coordenadora pedagógica da unidade, Daize Franciele, informou que a ação idealizada pelo coordenador do Eixo Cultura, Esporte e Lazer, Nilton Santos, e Diretoria Técnica (Ditec), se deu na primeira semana deste mês, por meio da Escola Cidadã Integral Socioeducativa de Ensino Fundamental e Médio, Almirante Saldanha/Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

Na abertura do Festival, no Centro Socioeducativo Rita Gadelha, elas trabalharam o anoitecer,uma fase da Aurora. Neste dia a equipe de professores junto às socioeducandas prepararam uma espécie de‘halloween’ no qual as adolescentes participaram da oficina de automaquiagem, dramatização de lenda urbana e confecção de máscaras.

Outra ação envolvendo as internas foi o Cine Primavera, na qual houve exibição de filmes de curta duração que dialogavam com a temática do festival, a exemplo de ‘As crônicas de Narnia’. “A intenção era trabalhar o despertar da autoestima, protagonismo jovem, tomada de consciência e atitude”, disse a coordenadora.

Para celebrar a meia noite, outra fase da Aurora, as socioeducandas participaram da ação ‘Sarau Tempo de Florir’, fazendo um breve panorama da poesia brasileira com recital. Em seguida, as adolescentes cantaram a musica ‘Primavera’, de Tim Maia e participaram de uma oficina de flores que foram utilizadas na construção do painel decorativo.

“Essa atividade foi proposta para que as mesmas se reconhecessem em cada flor e cor que alegrava a unidade”, comentou Dayse. No sembrol (fase da Aurora que significa madrugada), a celebração envolveu os familiares das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e convidados.

A última fase, o amanhecer, as adolescentes participaram do despertar da primavera, compondo uma roda de diálogo para conversar sobre astrologia. Nesse mesmo dia as jovens e adolescentes participaram dos jogos da primavera nas modalidades de tênis de mesa, dama, dominó e voleibol.

A semana do II Festival da Primavera foi encerrada nesta unidade com a cerimônia de premiação prestigiada pelo diretor da unidade, Marcos Bento, Rosa Virginia (oficineira de macramé),da professora Valéria Almeida, representando a equipe pedagógica e Lucivânia Xavier, no apoio escolar.

“Todas as fases da aurora foram vivenciadas com as ações pedagógicas propostas no II Festival de Primavera, sendo possível incentivar as socioeducandas a interagir e protagonizar a cidadania, a solidariedade e a tolerância, fazendo com que elas refletissem sobre uma nova perspectiva de vida/futuro”, comentou Daize.