João Pessoa
Feed de Notícias

Sedh promove formação para rede de atenção à população em situação de rua

terça-feira, 13 de novembro de 2018 - 17:06 - Fotos: 

sedh formacao de atendimento a moradores de rua foto luciana bessa 2 270x183 - Sedh promove formação para rede de atenção à população em situação de ruaA Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) realizou nesta terça-feira (13), em seu auditório, uma formação voltada para a Rede de Atenção à população em situação de Rua. O curso tem como principal objetivo discutir a Metodologia de Trabalho no Centro Pop, Acolhida e acompanhamento, além dos aspectos intersetoriais.

O Centro Pop é um serviço de média complexidade especializado para o adulto em situação de rua. Na Paraíba, os primeiros centros foram implantados em 2010, em João Pessoa e em Campina Grande. Hoje, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Patos também possuem esse serviço.

O professor responsável pela formação, Luciano Freitas de Oliveira, espera que os cursistas possam observar o trabalho que eles desenvolvem no Centro Pop e a partir das discussões no curso de formação, possam melhorar os serviços que resultam em uma maior assistência a essa população específica.

Para Luciano, o maior desafio na questão da pessoa em situação de rua é a falta de perspectiva intersetorial. “Não é só a política de assistência que responde por esta questão. Precisamos pensar políticas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Habitação. Para sair da rua é preciso ter onde morar e trabalhar. Precisamos sair da visão apenas da assistência e avançar para as demais políticas sociais”, destacou.

O público-alvo do curso são os profissionais que trabalham diariamente no Centro Pop. Kelvin Campos, coordenador do Centro Pop de Campina Grande, participa do curso e relata que “os espaços de capacitação são enriquecedores. Esta é a terceira formação promovida pelo Governo Estadual em que eu participo, e colocando em prática os ensinamentos é possível enxergar melhoras consideráveis em nosso serviço.”

“O Centro Pop é uma unidade capaz de oferecer três refeições por dia para o usuário, deve ter um espaço para guardar os pertences daquela população, um espaço de lavanderia, de higiene pessoal, banheiros para tomar banho e salas para ministrar oficinas. O caderno de recomendação para o Centro Pop prevê também que o espaço permita o acolhimento a animais de estimação dos usuários do serviço”, explica Madalena Pessoa Dias, gerente de Proteção Social Especial da Sedh.

A gestão dos Centros é realizada pelos municípios. A Gestão Estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, é a responsável pelo acompanhamento, monitoramento, assessoramento, capacitação e avaliação dos Centros.

Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política de Inclusão da Pessoa em Situação de Rua – Em 2012, o governador Ricardo Coutinho lançou o decreto nº 33.164, que fez surgir o comitê responsável por articular a Gestão Estadual, representada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, outras entidades governamentais e não-governamentais. Várias ações de articulação foram executadas em busca do aprofundamento da temática. Em 2018, o comitê realizou uma audiência pública com o promotor de Justiça Valberto Lira, para discutir a população em situação de rua. Na ocasião, a Sedh articulou também a participação dos municípios.