João Pessoa
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Reunião do Fórum Paraibano de Ouvidorias é realizada no Hospital de Trauma de João Pessoa

sexta-feira, 7 de abril de 2017 - 18:25 - Fotos: 

O auditório do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, foi sede, na tarde desta quinta-feira (6), da 60ª reunião do Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo). Na ocasião foi apresentado o Relatório Anual da Ouvidoria Geral do Estado e Rede e foram discutidas estratégias para melhorar esse serviço, de modo a beneficiar a população.

“Devemos trabalhar, com os Ouvidores das instituições públicas e privadas, a importância dos relatórios como instrumento de gestão, pois sabemos que esse serviço, além de ser um instrumento de cidadania e de controle social, também é um suporte para as gerências, pois entrega as evidências de problemas e de soluções, além de ser uma forma de fortalecer a transparência pública”, explicou a ouvidora geral do Estado, Tânia Britto.

Segundo ela, o trabalho feito no Hospital de Trauma, de João Pessoa, é uma referência para todas as Ouvidorias da Saúde. “A Ouvidoria desta instituição é um modelo da forma como esse setor deve se portar, tanto para a comunidade, como para a gestão”, ressaltou.

Fagner Dantas, gerente médico do hospital, afirmou que a Ouvidoria da unidade é bastante atuante e consegue construir uma integração entre aqueles que utilizam e os que prestam o serviço. “Esse setor tem uma receptividade muito boa por parte dos pacientes e acompanhantes e mantém uma interação entre eles, os diversos setores e a Direção”, frisou.

“A Ouvidoria é um órgão de dentro, mas que tem os olhos e a atenção voltados para fora. A capacitação é necessária para saber recolher um material e então passá-lo para as mãos dos gestores”, destacou o coordenador-geral do Fopo e Ouvidor do Ministério Público da Paraíba, Doriel Veloso.

A ouvidora do Hospital de Trauma e coordenadora adjunta do Fopo, Gorete Rezende, chamou atenção para o fato de que a Ouvidoria dessa unidade de saúde é uma das mais demandadas nessa área e utiliza relatórios como uma ferramenta essencial de trabalho. “Produzimos relatórios mensais e enviamos para os setores e direção, para que, assim, eles possam ser reconhecidos pelo bom trabalho ou aplicar as medidas necessárias para melhorar o atendimento ao usuário”, pontuou.