João Pessoa
Feed de Notícias

Atividade marca Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade na Maternidade de Patos

sexta-feira, 16 de novembro de 2018 - 17:41 - Fotos: 

Dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde atestam que o Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking mundial de prematuridade com cerca de 300 mil bebês prematuros por ano, o equivalente a 11,7% do total de nascimentos no país. A maioria dos casos decorre de gestações na adolescência ou tardias, pré-natal deficitário e doenças maternas. Todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro ou pré-termo. No dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade e a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, referência em gravidez de alto risco, comemorou a data nesta sexta-feira (16), reunindo as mães que acompanham seus bebês nascidos prematuros, e que ainda estão sob os cuidados da UTI Neo, UCIN ou do alojamento Mãe Canguru da unidade.

A comemoração aconteceu pela manhã, após a celebração religiosa mensal que acontece na unidade. Na ocasião, o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, que é pediatra, falou sobre a importância dos cuidados com o bebê prematuro e como eles interferem no desenvolvimento do recém-nascido. O Padre Cláudio, que fez a celebração religiosa, passou pela UTI, UCIN, no alojamento Mãe Canguru abençoando os bebês e as famílias e, em seguida, foi servido um coffee break para os presentes. Toda a programação foi organizada pela equipe do NECE da Maternidade.

“Esta data, que também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal e em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar do prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade e também de mortalidade”, explica Dr. Umberto. Estatísticas apontam que nasce cerca de 15 milhões de bebês prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebê em cada dez nascimentos.

Sobre prematuridade – “A gravidez a termo dura de 38 a 42 semanas. Considera-se “prematuridade” sempre que o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação. Os bebês prematuros podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas, o moderado nascido entre 31 e 36 semanas e o prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional. Quanto ao peso de nascimento, denominam-se os bebês com menos de 2 kg como baixo peso, os com menos de 1,5 kg de muito baixo peso e extremo baixo peso aqueles recém-nascidos com peso menor que 1kg.