João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde reúne gerências para elaboração do Plano Estadual de Contingência das Arboviroses  

quarta-feira, 21 de novembro de 2018 - 16:43 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, realizou, na manhã desta quarta-feira (21), no auditório da Agevisa, uma oficina para a construção do Plano Estadual de Contingência das Arboviroses 2019.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, o objetivo da oficina foi orientar as Regionais de Saúde para a construção do Plano de Contingência das Arboviroses, visando avaliar o risco de epidemias para 2019. “Esse plano é um instrumento importantíssimo para a Saúde. É essencial que cada município monitore e acompanhe esse instrumento para avaliar a capacidade de resposta diante de situações de epidemias”, pontuou.

Segundo o Boletim Epidemiológico das arboviroses do período de 01 de janeiro a 16 de novembro de 2018 (46ª semana epidemiológica), foram registrados 11.753 casos suspeitos de dengue, sendo 1.071 descartados. No mesmo período, foram notificados 600 casos com suspeita de Zika, sendo 230 descartados, e 1.294 casos de Chikungunya, sendo 330 descartados.

Ainda sobre o Boletim, até a 46ª semana epidemiológica, foram registradas 44 notificações de óbitos com suspeita de causa por arboviroses, sendo 14 confirmados para dengue (quatro em Campina Grande; três em Coremas; duas em Juazeirinho; um em Sapé; um em Aroeiras; um em Baraúna; um em Barra de Santa Rosa e um em Aparecida); três confirmados para Chikungunya (Pedras de Fogo; Bayeux e Juazeirinho, um em cada município) e dois confirmados para Zika, sendo um em Campina Grande e um em Queimadas. Das 44 notificações, 19 foram descartados e seis estão sendo investigados.

Estiveram presentes na oficina, representantes da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental das Gerências Regionais de Saúde da Paraíba. A intenção é que eles sejam multiplicadores para os municípios.