João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde treina profissionais dos bancos de leite da Paraíba para garantir qualidade do produto

quinta-feira, 30 de abril de 2009 - 17:38 - Fotos: 

O Banco de Leite Humano Anita Cabral, vinculado à secretaria Estadual de Saúde, promoverá a partir da próxima segunda-feira (4), a partir das 08h00 no Hotel Xênius, o Curso de Promoção e Apoio ao Aleitamento, Processamento e Controle da Qualidade em Bancos de Leite Humano que será oferecido a 30 profissionais que prestam serviços nos 12 postos de coletas e cinco bancos de leite da Paraíba.

De acordo com a diretora-geral do banco, Socorro Amaro, o objetivo do treinamento é buscar a excelência dos serviços ofertados às mães e aos pré-maturos paraibanos que necessitam de leite humano para sobreviverem, compromisso da unidade, credenciada pelo Ministério da Saúde/Fiocruz, pela qualidade operacional, técnica e administrativa. Por isso, recebeu certificação para ser o Centro de Referência do Estado para bancos de leite humano com participação ativa na Rede Brasileira dos Bancos de Leite Humano.

Ela informou que além da agenda de trabalho – que inclui quase dez palestras sobre pasteurização, reenvase, controle de qualidade, distribuição, entre outros – a capacitação disponibilizará ao seu público-alvo práticas sobre seleção, classificação, pasteurização, pesquisa de coliforme, acidez, crematócrito (exame que mede o aporte energético do leite humano) e cadeia de frio (temperatura ideal para conservar o leite humano).

As aulas teóricas serão ministradas no local do evento e as práticas serão feitas na sede do Anita Cabral, localizado na rua por trás da Maternidade Frei Damião, na Capital.
Socorro Amaro informou que este é o primeiro dos quatro treinamentos que serão oferecidos durante o ano, pelo Banco de Leite Humano Anita Cabral. “Nossa meta é atingirmos 100% dos servidores que trabalham nos postos de coleta e bancos de leite humano”, destacou.

Para a diretora-geral do Banco de Leite Humano Anita Cabral, a perspectiva do curso, primeiro em nível estadual, é atender a proposta do pacto de redução da mortalidade infantil. “O aleitamento materno é considerado uma ação básica de saúde que visa prioritariamente à formação de vínculo afetivo, a nutrição adequada e a redução da morbi-mortalidade infantil”,disse. A programação do treinamento com duração de 40 horas se estenderá até a quinta-feira (7).