O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena está completando 16 anos e para comemorar preparou uma semana de programações para os colaboradores. “16 anos de muita luta, de muito desafio e de muito crescimento”. Foi assim que o superintendente da Cruz Vermelha Brasileira— Filial Rio Grande do Sul, Milton Pacífico, definiu a trajetória da unidade de saúde.
O primeiro evento da semana, realizado na tarde dessa segunda-feira (7), contou com a preparação de três grandes bolos, que foram repartidos e distribuídos aos funcionários. Já os colaboradores com mais tempo de serviço na unidade foram convidados a discursar e contaram como as suas histórias de vida se entrelaçam com a do hospital. Além disso, todos puderam apreciar clássicos da música brasileira, que foram apresentados por um grupo de violinistas de diferentes idades e, ao final, entoar, juntos, o canto de parabéns.
Milton Pacífico agradeceu aos funcionários por contribuírem diariamente para a construção dessa história. “Uma instituição, principalmente um hospital, é feita dos seus recursos humanos e somos nós que estamos de parabéns. Nós fazemos o Hospital de Trauma assim, com essa força toda, com essa assistência humanizada, com carinho, com compromisso. Por isso, estamos todos de parabéns, muito obrigado por participarem desse evento e por fazerem parte dessa casa, nos tornando a referência que somos hoje”, destacou.
A diretora-geral da unidade de saúde, Sabrina Bernardes, ressaltou o orgulho que tem em participar de mais um aniversário do complexo hospitalar e de ver o crescimento dos funcionários. “É um prazer ver este ‘adolescente’ amadurecendo. Parabéns a todos que dividem sua vida com o cuidar, com o amor ao próximo, com atenção, reponsabilidade, paciência e muito, muito amor. A cada um, hoje, meu carinho e o meu respeito”, disse aos colaboradores.
Samara Furtado, gerente do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop), unidade de retaguarda do Hospital de Trauma, enfatizou que a instituição conta com uma equipe que trabalha para prestar o melhor serviço aos pacientes. “Na verdade, quem está de parabéns são vocês que fazem, que acontecem e que realmente dão o melhor de si pelos pacientes, cada um na sua especialidade. Então, eu fico muito feliz e orgulhosa de poder fazer parte desses 16 anos”, frisou.
A colaboradora Cristina Pérez, que completou 16 anos de serviço na unidade de saúde, escreveu um poema para parabenizar o hospital. “São 16 anos de existência e com ele a satisfação de acolher vidas que chegam, usando a humanização. Com o cuidado voltado para o paciente, é um lugar de acolhimento, com a dedicação de cada um, é esta uma forma de tratamento. Lutas acompanhadas de conquistas, já tivemos muitas vitórias, e assim o hospital, a cada dia, vem fazendo a sua história”, sublinhou em um trecho da poesia.
Balanço geral – A unidade de saúde dispõe de uma estrutura moderna e arrojada e tem com finalidade especifica operacionalizar a gestão e execução das atividades e dos serviços de saúde de urgência e emergência em trauma. Para isso, o complexo tem um papel fundamental no estado da Paraíba, já que é um referencial na área de saúde em diversas especialidades. O Trauma conta com quase dois mil funcionários, entre as áreas administrativas e os profissionais da assistência. Possui 330 leitos, sendo 48 de UTI.
Sala de apoio à amamentação – Pioneirismo é a marca do Hospital de Trauma. Em 2014, foi inaugurada pela primeira vez em uma emergência de um hospital do Brasil, a sala de apoio à amamentação com 3,45m² de área. Agora, as colaboradoras que estiverem voltando da licença-maternidade terão este espaço disponível.
HTOP - Ainda pensando no conforto e na humanização do atendimento, o Governo do Estado inaugurou o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), primeiro do Estado com perfil exclusivo de suporte e retaguarda a outro hospital de maior complexidade, que é o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Com a ampliação, o número de leitos subiu para 93, sendo 10 de UTI.