João Pessoa
Feed de Notícias

Relatório “Todos pela Educação” evidencia contexto educacional favorável na Paraíba

sexta-feira, 8 de março de 2013 - 10:50 - Fotos: 

O relatório “De Olho nas Metas 2012”, elaborado pelo movimento “Todos Pela Educação” e  divulgado nesta semana, evidenciou um contexto educacional favorável ao atendimento das metas projetadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para os anos iniciais do Ensino Fundamental, onde a Paraíba teve meta assegurada de 4,3 em 2011, superando a da região Nordeste, que foi de 4,2.

O estudo demonstra que nos anos finais do Ensino Fundamental, para atingir o projetado, apenas um décimo distancia a Paraíba do que foi proposto: 3,4, meta real do Estado, e 3,5, da região Nordeste. Embora o relatório revele um contexto de dificuldades na Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Médio, a Paraíba atingiu a meta projetada, ficando equivalente a da região Nordeste, 3,3 no Ideb/2011.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, disse que o governo tem se empenhado em detectar as dificuldades apresentadas pelas escolas da rede estadual em todos os níveis de ensino.  “O Governo do Estado vem fazendo um grande investimento para desenvolver os 33 projetos do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, implantado em 2011”, ressaltou.

Segundo ela, um grande salto qualitativo foi dado a partir de 2012, quando foi instituído o Sistema de Avaliação da Educação na Paraíba – Avaliando IdebPB –, como forma de implementar medidas corretivas e contribuir diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos estudantes. “Os dados coletados na avaliação proporcionam a modernização da gestão pública da educação”, salientou.

Márcia Lucena destacou que entre tantas ações desenvolvidas e que incidem diretamente na aprendizagem dos estudantes está o projeto Revisitando os Saberes, que atende à diversidade de características e ritmos de aprendizagem, exclusivamente, aos estudantes do 6º ao 9ª ano do Ensino Fundamental, assegurando de forma imediata um aprendizado intensivo, no contra turno para aqueles que apresentam dificuldades especificamente em Português e Matemática.

A secretária lembrou também do Programa Mais Educação, desenvolvido em 471 escolas da rede; o Projeto Vestibular Social (PBVest), que ofereceu 7.200 vagas em 2012, e a Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, que está sendo realizada, com a oferta de 8 mil vagas para professores e técnicos.

Outras ações, que de acordo com ela mudarão o panorama da Educação na Paraíba, são o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), ampliado de 27 para 48 escolas em 2013; a melhoria da qualidade da rede física escolar com aproximadamente 300 unidades de ensino passando por reforma e/ou ampliação, do investimento de R$ 226 milhões para as escolas neste início de ano, com a aquisição de equipamentos, mobiliários, laboratórios, fardamento, tablets, entre outros, todos objetivando a melhoria dos índices e indicadores sociais da educação.