João Pessoa
Feed de Notícias

Capacitação de professores estimula inclusão na rede estadual de ensino

sexta-feira, 15 de março de 2013 - 11:47 - Fotos: 

A Secretaria de Educação da Paraíba, através da Fundação Centro de Apoio Integrado ao Portador de Deficiência (Funad), vem promovendo a interiorização das ações de inclusão, a exemplo da capacitação de professores da rede estadual de ensino, nos municípios que abrangem as 14 Gerências Regionais. Os cursos e qualificações em Libras, Braille, Soroban e Educação Especial têm um importante objetivo: ampliar a inclusão escolar dos alunos portadores de deficiência matriculados nas escolas regulares.

As formações começam, na próxima segunda-feira (18), com o Curso de Técnica de Leitura e Escrita no Sistema Braille. Serão 40 horas de formação para 30 professores dos municípios que abrangem a 1ª Região de Ensino, em João Pessoa. O treinamento vai acontecer no Auditório José Paulino, na Funad.

A segunda etapa vai contemplar os professores das regiões de Sousa e Cajazeiras e vai  acontecer no Centro de Treinamento de Sousa, de 15 a 19 de abril. O curso será Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

A ação de descentralização vem contribuir para efetivar o processo de inclusão da pessoa com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades, na rede regular de ensino, através da qualificação dos professores em sala de aula, com a intenção de atingir, até o final do ano, cerca de 800 professores na Paraíba.

E essa formação vai mais além. Através de um convênio com o Ministério da Educação, a Funad vai expandir o processo de capacitação. A partir do segundo semestre, os professores serão trazidos para a Capital, onde farão cursos nas áreas de deficiência visual, ensino de libras e educação especial. Os recursos utilizados são provenientes do Plano de Ação Articulada (PAR) do MEC , de modo que todas as despesas serão arcadas pelo Ministério.

De acordo com a Chefe da Divisão de Capacitação de Recursos Humanos da Funad, Rosa Helena Vasconcelos, esta será uma oportunidade ímpar. “Os professores terão a oportunidade de participar de uma qualificação mais direta, na própria Funad, sem nenhum custo. O convênio com o MEC vai ampliar a formação que é uma das prioridades da Secretaria de educação do Estado e da Funad”.