Oitocentas e quatro escolas da rede estadual de ensino abrem as portas nesta quinta-feira (23) para receber pais de alunos e a comunidade no seu entorno para discutirem com diretores, professores e técnicos a gestão financeira e administrativa e as ações pedagógicas das unidades de ensino.
O dia será dedicado às plenárias do Orçamento Democrático Escolar 2012, cujo objetivo é ampliar a participação da comunidade e estimular o controle social sobre a gestão escolar. Durante as reuniões, professores, técnicos, alunos, pais e a comunidade em geral terão voz para discutir questões e propor encaminhamentos sobre pontos relacionados ao conteúdo pedagógico, à administração e aos investimentos feitos pela escola.
A coordenação do OD Escolar está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e as plenárias também terão a participação de representantes dos conselhos escolares e do Orçamento Democrático Estadual (ODE).
“As unidades de ensino da rede estadual deverão abrir seus portões neste dia para acolher a todos a participarem deste momento de discussão e planejamento da escola”, destacou o secretário da Educação, Harrison Targino.
A gerente executiva de Programas de Fortalecimento da Escola, Ednalva Aguiar, disse que o OD Escolar coloca a comunidade no papel de protagonista da promoção de uma educação de qualidade.
A etapa preparatória do OD Escolar aconteceu entre os 13 e 17 deste mês com um planejamento coletivo das ações, realização de ações pedagógicas, e a mobilização da comunidade escolar para divulgação da assembleia geral. Após a assembléia, o Conselho Escolar deverá se reunir e concluir o seu planejamento, que será encaminhado para a respectiva Gerência Regional de Educação. Após esta etapa, serão executadas as ações.
Prestação de contas – A escola deverá montar a sua prestação de contas e encaminhá-la à SEE até 30 de dezembro, e apresentá-la à comunidade escolar em uma nova assembléia geral, disponibilizando o demonstrativo dos gastos e o rol dos bens e produtos adquiridos, bem como os serviços realizados.