João Pessoa
Feed de Notícias

Governo vai dobrar recursos na qualificação de profissionais desempregados

quarta-feira, 29 de abril de 2009 - 16:28 - Fotos: 

O governo estadual vai dobrar os recursos destinados à qualificação de profissionais desempregados a partir de junho. Cerca de R$ 1 milhão serão investidos e mais de 1.600 pessoas deverão ser atendidas.

O Plano de Qualificação Profissional (Plantec), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, atende hoje 882 pessoas. O investimento aplicado em 2008 foi de R$ 562 mil e 23 entidades executam os cursos em 47 cidades.

“Vamos abrir um novo processo para contratação das empresas e instituições que oferecerão os cursos. A licitação deverá ser aberta em junho e instituições de Pesquisa e Extensão, ONGs, Sesc, Senai, Senat  e Sesi poderão participar”, afirma o gerente operacional  do Plantec, Jefersson Lima Palmeira.

Para ter acesso ao programa de qualificação, o profissional deve se cadastrar no Sine. Os cursos profissionalizantes são vários: corte e costura, operador de micro computador, artesanato, confecção de redes de pesca, capacitação para taxistas, secretária, recepcionista, telefonista, telemática,  mecânica de moto, piscicultura, bordado em tecido, torneiro, reparador de alumínio. “A ideia é ampliar a quantidade de cidades e cursos oferecidos”, explica Jefersson Palmeira.

O Plantec é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e as verbas são repassadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Conselho de Desenvolvimento do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Sine-PB retoma visitas em empresas – Equipes do Sine-PB retomaram visitas nas empresas paraibanas para captação de vagas. Este mês as equipes visitaram uma média de 70 empresas e 500 vagas foram captadas, segundo o coordenador estadual do Sine-PB.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, as empresas podem utilizar os serviços do Sine-PB gratuitamente basta apenas ofertar a vaga.

Depois disso, a equipe do Sine-PB seleciona profissionais e envia para seleção. “Estamos apostando no plano de capacitação de desempregados e na busca de captação de vagas para influenciar de uma maneira pró-ativa o processo de retomada de contratação”, disse.

Desemprego – A desaleração de empregos no mercado formal e a redução de 4.190 postos de trabalho na Paraíba em março, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), provoca preocupação. Em março do ano passado, foram fechados 3.505 postos de empregos, demonstrando a sazonalidade da geração de empregos durante o mesmo período do ano.

Para enfrentar a crise, a Secretaria de Desenvolvimento Humano está realizando um convênio com o governo federal com objetivo de qualificar  participantes atendidos pelo programa Bolsa Família na área da construção civil. “Com as obras do PAC será necessário ter pessoal qualificado para o trabalho na construção civil, mas muitos não têm qualquer qualificação. Vamos facilitar este processo através do Sine”, disse Giucélia Figueiredo.