João Pessoa
Feed de Notícias

Secretária Jaqueline Abreu anuncia ampliação do “Líquida Paraíba”

quarta-feira, 29 de abril de 2009 - 15:38 - Fotos: 

Mais oportunidades de trabalho com a instalação de novas indústrias em cidades do interior do Estado e maior incentivo para aquecimento das vendas do comércio, com a ampliação para todo o Estado da campanha Liquida PB. Estas foram as metas anunciadas, nesta quarta-feira (29), pela secretária da Executiva da Indústria e do Comércio, Jaqueline Abreu. Em entrevista coletiva, na Secretaria de Comunicação (Secom), ela indicou quais serão os encaminhamentos a partir de agora com a finalidade de geração de mais oportunidades de empregos e de renda, o que vem sendo cobrado pelo governador José Maranhão.

Segundo Jaqueline, o Governo do Estado quer fazer uma aliança com as prefeituras municipais e iniciativa privada, visando criar oportunidades de implantação de novos empreendimentos ou ampliar os existentes para que possa atrair indústrias para o as cidades do Interior. Além de criar esse ambiente favorável, a meta do governador Maranhão é colocar à disposição dos grupos empresariais um elenco de incentivos, seja através da redução tributaria ou dotação de infra-estrutura.

 Ela explicou que a preocupação do Governo é criar condições para que as pessoas que precisam de trabalho não tenham que recorrer ao poder público por uma oportunidade de emprego, mas estejam habilitadas a buscar oportunidades na iniciativa privado. “É Importante a criação de mais pontos de trabalho”, comentou.

A secretária reconhece existir um déficit de oportunidades de pontos de empregos no Estado, deixando os jovens mais vulneráveis ao desvio de conduta pela falta de oportunidade de trabalho. Ela garantiu que o Governo está investindo na capacitação porque com a futura instalação de fábricas, por exemplo, estas pessoas já estarão habilitadas. Na próxima semana, serão entregues diplomas para jovens que receberam capacitação na cidade de Sousa.

Ela lembrou que recentemente duas empresas, uma da cidade de Sorocaba (SP), que atua com a fabricação de estofados, e outra na construção de calçados, da cidade de Sousa, querem instalar unidades de fabricação de seus produtos em Cajazeiras. Serão 260 novos empregos que serão implantados.

Programa de estímulo de vendas – A indústria de mineração e de laticínio também vai merecer atenção especial porque se trata de dois segmentos importantes para a economia paraibana. A secretária também se mostrou preocupada com a situação dos distritos industriais, que estão em estado de semi-abandono e com galpões sem nenhuma utilidade.  Jaqueline também falou sobre a construção de um aeroporto na cidade de Cajazeiras para receber aeronaves de maior porte, o que vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento do sertão.

Outro assunto abordado durante a entrevista foi o relacionamento do Governo do Estado com os lojistas. A determinação é para que o programa de estímulo às vendas em determinados períodos do ano tenha continuidade e que seja ampliado para todos os municípios.  Ela já marcou reuniões com os dirigentes lojistas de João Pessoa para discutir o novo Liquida JP, mas ela pretende fazer contatos com outros líderes do setor do comércio de outras cidades com a finalidade de fazer um planejamento destinado a realização de campanhas em todo o Estado.