João Pessoa
Feed de Notícias

PBGás busca parcerias para projetos de geração de energia com gás natural

terça-feira, 18 de julho de 2017 - 10:51 - Fotos:  Secom-PB

ecogen 2 270x192 - PBGás busca parcerias para projetos de geração de energia com gás naturalA Companhia Paraibana de Gás (PBGás) busca alternativas para projetos de geração de energia com utilização do gás natural em prédios residenciais, comércios e indústrias. Neste mês de julho, representantes da companhia participaram do fórum nacional promovido pela Abegás sobre climatização e cogeração, no Rio de Janeiro, visitaram a empresa de soluções integradas de energia Ecogen Brasil e projeto de cogeração na fábrica de pneus Levorin, em São Paulo.

Durante visita a sede da Ecogen Brasil, o diretor administrativo financeiro, Giovane Rosa, e os gerentes Alairson Gonçalves (Mercado Industrial e Automotivo) e Khalil Gibran (Finanças) conheceram o projeto de cogeração do edifício Rochaverá em São Paulo, um dos maiores condomínios empresarias do país e referência em eficiência energética. Eles foram recebidos pelos executivos Gustavo Marchezin, Leandro Valmorbida e Sarkis Abdalla que explanaram sobre as diferentes modalidades de contratações para projetos de geração de ponta e cogeração e analisaram em conjunto a possibilidade de desenvolver essas soluções energéticas no mercado da Paraíba.

20182401 1913893715490253 1297034019 o 202x270 - PBGás busca parcerias para projetos de geração de energia com gás naturalDe acordo diretor Administrativo Financeiro, Giovane Rosa, a PBGás está retomando estudos para ampliar o consumo com novas aplicações do gás natural. “Uma fórmula é buscar sinergia junto aos agentes de mercado. A cogeração e a geração distribuída compõem um nicho de mercado com demanda reprimida e grande potencial para desenvolver novos projetos”.

Para o gerente de Mercado Industrial e Automotivo, Alairson Gonçalves Filho, o gás natural é um combustível muito versátil, para toda aplicação que aquece, resfria ou se movimenta e para geração da energia elétrica também, seja por sua versatilidade ou pela sua competitividade, é uma alternativa viável para indústrias, comércios e condomínios. “Sua utilização na geração de energia elétrica pode reduzir custos operacionais, conferir uma ótima qualidade, pois a energia gerada com gás natural é mais estável, sem oscilações ou interrupções”, explicou.

O gerente financeiro Khalil Gibran ressaltou que tão importante quanto à segurança e a eficiência energética é o estabelecimento de uma moderna cultura de gestão de utilidade a partir do gás natural (energia elétrica, geração de vapor, aquecimento, resfriamento de água para fins industriais). “Com essa visão, a indústria pode canalizar seus esforços no mercado consumidor ao adotar um modelo de negócios junto à Ecogen, garantindo melhores resultados”, concluiu.