João Pessoa
Feed de Notícias

Fundac realiza encontro de estagiários em socioeducação do meio fechado

quinta-feira, 21 de setembro de 2017 - 17:22 - Fotos: 

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac) realizou, na manhã desta sexta-feira (21), o I Encontro de Estagiários em Socioeducação do meio fechado. O encontro aconteceu na sede da Espep, em Mangabeira, e é resultado de convênio firmado com a Faculdade Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fabex), que possibilitou a participação, na prática, de nove estudantes do curso de Serviço Social, como estagiárias na socioeducação.

A coordenadora de Estágios da Fundac, Conceição Belmiro, disse que a ideia é avançar no processo de espaço científico, extensão e estágio nas áreas técnicas da Fundac. “Vamos ultrapassar fronteiras da socioeducação, quebrar muros e formar profissionais com esse olhar”, disse Conceição.

A professora de Estágio I, II e III do Curso de Serviço Social da Fabex, Waleska Ramalho, falou da importância desse momento com a Fundac, destacando a oportunidade de construção, de troca de saberes e de fortalecimento da parceria. Ela informou que são, hoje, nove estagiárias desenvolvendo suas atividades de estágio supervisionado II/III na Fundac.

Para a professora, esse foi também um momento de conquista, de celebração e de construção coletiva onde, de fato, está formando, futuros profissionais para atuar nas medidas socioeducativas. “A academia tem uma responsabilidade, além de ser acadêmica, também tem o compromisso ético-político com a profissão e com o curso de Serviço Social, no fortalecimento e na formação dos futuros profissionais que queiram atuar nesse espaço”, comentou Waleska.

Expansão em outras profissões – O processo de expansão deste convênio para estágio está em andamento com outras universidades federais, estadual e privada. Na Universidade Federal da Paraíba o convênio já foi assinado e está na fase de aditamento. Na FAB (universidade privada), o convênio já foi fechado e na Uninassau, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já houve o primeiro contato.

Além de estagiários na área de Serviço Social, está previsto também para as áreas técnicas como Engenharia Civil, Educação Física, Psicologia, Odontologia, entre outros. “O importante é que todos eles, do meio fechado, tenham a formação desse conhecimento e da política da socioeducação”, disse Conceição.