João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza oficina para adesão ao Sisan

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 - 12:36 - Fotos: 

19-12-2017 SISAN - fotos Luciana Bessa (1)O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), realizou a 1ª oficina para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O evento ocorreu na terça-feira (19) e contou com a participação de representantes de municípios da região geoadministrativa I e de membros da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O objetivo foi mobilizar os municípios para que se integrem ao sistema, compreendendo sua importância estratégica para a promoção do direito humano à alimentação adequada.

19-12-2017 SISAN - fotos Luciana Bessa (8)A coordenadora do Sisan, Angela Carolina de Medeiros, expôs uma panorama dos desafios da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e na Paraíba. Enquanto educador popular, João Bezerra de Morais Segundo, explicou o que é o projeto, abordando sua estrutura de funcionamento, instâncias de gestão, de controle social, as vantagens decorrentes da adesão ao sistema e o procedimento para sua realização. Ao final foram feitos relatos de experiências sobre adesão ao Sisan, reforçando a importância, e esclarecimentos de algumas dúvidas sobre o processo de adesão.

Os participantes puderam expor e discutir em grupos de trabalho, diagnósticos sobre da situação atual de cada município em relação à adesão, que ao final foram expostos em plenária, revelando a panorama do processo de adesão na Região Geoadministrativa I. 19-12-2017 SISAN - fotos Luciana Bessa (12)

De acordo com Sarah Araújo de Lucena, supervisora do projeto, a oficina foi importante para o avanço da adesão dos municípios ao Sisan: “Conversar com gestores e técnicos de modo a conhecer a realidade e as demandas dos municípios nos dá a oportunidade de trabalharmos de maneira personalizada e permite que dúvidas sejam esclarecidas. Encontros como este fortalecem o entendimento das equipes locais para que elas cumpram os procedimentos necessários à adesão, além de ser uma demonstração de que a Paraíba quer avançar na garantia de acesso à alimentação adequada”, disse.