João Pessoa
Feed de Notícias

Treze mil professores da rede estadual participam de Formação Continuada

quinta-feira, 13 de outubro de 2011 - 17:34 - Fotos: 

As aulas da primeira etapa da Formação Continuada, que seriam iniciadas neste sábado (15), começam no próximo dia 29, para aproximadamente 13 mil professores efetivos e prestadores de serviço da rede estadual de ensino. A formação é oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A formação será realizada em escolas polos dos municípios sedes das Gerências Regionais de Educação, aproximando-se da realidade das escolas. Os participantes, além de obter a certificação de curso de aperfeiçoamento pela UEPB, desde que cumpram o mínimo de 80% de frequência, terão pontuação para o prêmio Educação Exemplar, cujas inscrições estão abertas até esta sexta-feira (14).

A modalidade do curso desta primeira etapa é presencial e semipresencial, com carga horária de 180 horas, distribuídas aos sábados, totalizando 60 horas de curso presenciais e 120 horas não presenciais. A duração é de 29 a 17 de dezembro. A formação ocorrerá em etapas e, no decorrer do processo, será oferecido um curso de especialização lato senso, que possibilite ao professor uma ascensão verticalizada.

Para a secretária executiva de Estado da Educação, Márcia Lucena, esta é uma estratégia de qualificação e valorização profissional voltada para a melhoria do ensino e aprendizagem, e se dará na articulação dos oito eixos norteadores da política de Educação do Estado: educação e identidade, educação e cultura, educação e o campo, educação e cidade, educação e trabalho, educação e comunicação, educação e tecnologia, e educação e cidadania.

“A nossa intenção, com essa formação, é prestigiar o professor acenando com a entrega de novas possibilidades, novas descobertas, um momento de escuta e de aprofundamento, tanto na sua área, como no manejo da sala, na parte de didática e de metodologia, relacionando o saber de cada um com a comunidade onde a escola está inserida”, destacou Márcia.