A Escola Estadual Sesquicentenário, de João Pessoa, realiza até este sábado (12) a II Bienal de Artes 2011, abordando o tema: “A Escola que a gente quer é a gente quem faz”. O evento teve início na quinta-feira (10), no auditório da escola, e reúne alunos, professores e funcionários numa ação pedagógica envolvendo atividades ligadas à música, teatro, literatura e artes visuais, entre outras formas de expressão.
Como parte da programação, a turma do 3º ano A do Ensino Médio apresenta o projeto “Diálogo Aberto – Um papo de qualidade”, com as presenças de jornalistas da imprensa local falando sobre os temas: Reportagem – Desafios e Oportunidades, Jornalismo Popular x Banalização da Notícia e As novas tendências do Jornalismo da Rede Globo.
O coordenador pedagógico do Sesquicentenário, Eronaldo de Almeida Marques, explicou que o projeto da Bienal surgiu dos anseios de um grupo de professores de Arte, com o objetivo de trazer a arte como foco da mostra dos trabalhos dos alunos. “Temos trabalhos em exposição de pais, alunos e funcionários, inscritos anteriormente, projetos desenvolvidos nos anos de 2010 e 2011”.
O aluno do 3º A, Walace Bezerra, mentor do projeto “Diálogo Aberto – Um papo de Qualidade”, disse que pretende entrar no curso de Comunicação Social e por isso decidiu desenvolver um projeto sobre o tema e convidar profissionais que trabalham nos meios de comunicação, visando obter conhecimento sobre a experiência deles. “Os debates estão sendo muito positivos para os colegas alunos”, ressaltou.
Para o jornalista Richelle Bezerra, um dos palestrantes, é uma satisfação receber o convite dos alunos, levar um pouco da experiência e falar da relação entre os profissionais de imprensa e a sociedade. “É louvável a iniciativa dos alunos em organizar um evento como este e é interessante para nós jornalistas participar”, observou.
O Centro Estadual de Ensino e Aprendizagem – Sesquicentenário funciona há quase 30 anos no conjunto Pedro Gondim. Atualmente, conta com 1.570 alunos e aproximadamente 200 professores e funcionários.