João Pessoa
Feed de Notícias

Funad e Funjope discutem acessibilidade em eventos culturais

terça-feira, 10 de janeiro de 2012 - 19:31 - Fotos: 

Para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência durante os eventos culturais promovidos na cidade de João Pessoa, a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) firmaram parceria, na manhã desta terça-feira (10), na sede da Funad. A partir de agora, uma equipe técnica da Funad passa a assessorar a Diretoria de Eventos da Funjope.

A reunião contou com a participação de representantes do segmento da pessoa com deficiência e de entidades de apoio, a exemplo da presidente do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (Caehh), Helena Holanda, e do presidente e vice-presidente do projeto cultural “Folia de Rua”, Raimundo Nonato Filho e Marcone Barbosa, respectivamente. Os dois aproveitaram a oportunidade para definir ações para o Bloco Portadores da Folia, que desfila no dia 14 de fevereiro, na Avenida Cabo Branco.

Junto com a presidente da Funad, Simone Jordão Almeida, e com o diretor de eventos da Funjope, Gilmar Sales, o grupo expôs as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam durante a participação em atividades culturais realizadas em espaços públicos, e sugeriu alternativas que já serão adotadas no projeto “Estação do Som”, que acontece durante este mês na Praia de Tambaú e no Ponto Cem Réis, e no “Folia de Rua”, deste ano.

O diretor de eventos da Funjope agendou para esta quarta-feira (11), a partir das 9h, uma visita técnica da equipe aos locais de realização do projeto “Estação do Som”, para identificar as adaptações que se fazem necessárias e divulgar os pontos de acessibilidade, de forma a atender ao público ainda neste final de semana. “Vamos orientar, por exemplo, com relação ao espaço físico mais adequado para abrigar os cadeirantes e à localização dos banheiros adaptados”, explicou Juliano Almeida, articulador cultural da Funad.