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Professores apresentam TCC de curso de especialização à distância

terça-feira, 9 de abril de 2013 - 19:03 - Fotos: 

OLYMPUS DIGITAL CAMERAVinte e quatro professores da rede pública de ensino apresentaram nesta terça-feira (9), no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), os Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Educação. Cada concluinte dispôs de 15 minutos para apresentar o projeto final. O curso foi ofertado por meio do convênio MEC-Proinfo/PUC-Rio/SEE-PB/UNDIME-PB e a cerimônia de encerramento foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE).

De acordo com a coordenadora de Avaliação e Acompanhamento da Central de Educação à Distância da Pontifícia Universidade Católica (RJ), Giana Oliveira, o objetivo do curso de especialização é trabalhar o uso das tecnologias atuais, aliadas às práticas pedagógicas em sala de aula. “Esse curso é voltado para os professores do Programa Proinfo Integrado, que são professores multiplicadores. Eles têm a incumbência de levar o conhecimento adquirido para dentro das escolas. A importância do curso é formar multiplicadores”, afirmou.

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A coordenadora, que participou da banca de avaliação dos trabalhos finais, salientou que, desde o início, a proposta do curso era seguir um caminho mais próximo à prática escolar. “Solicitamos que os alunos desenvolvessem um relato de experiência ou um projeto-ação ao final do curso. Dessa forma a teoria é muito forte, mas também tem um apelo prático muito grande, no sentido de pensar em como fazer uso dessas ferramentas dentro do ambiente de sala de aula. Então, o professor acaba sendo um mediador no uso da tecnologia”, comentou.

A professora de Língua Portuguesa e Ensino Religioso, Edith de Oliveira, que ensina na Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha, em Lagoa Seca, apresentou o trabalho intitulado “Ferramentas da WEB 2.0 em sala de aula”. “O curso foi de suma importância na minha vida como educadora porque abre novos horizontes para a inclusão de todos os alunos e para que eles mesmos sejam donos de sua aprendizagem. Então, eu acredito que ter internet não é tudo, mas quando é trazida para a sala de aula faz acontecer a aprendizagem. Esse curso é fundamental para todo educador”, afirmou.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO diretor do pólo do Projovem Urbano, Sérgio Nilson de Faustino, também foi um dos professores que concluíram o curso de especialização, com o tema “Formação e Planejamento dos Professores para o Uso das Mídias”. “O curso em si traz uma série de oportunidades de trabalho com recursos midiáticos, com ferramentas tecnológicas, que faz com que a gente faça a construção coletiva do aprendizado. Sou grato pela oportunidade de ter feito o curso e por toda a atenção que tive durante o ensino à distância”, comentou. 

O curso – Iniciado em outubro de 2011, o curso foi ofertado na modalidade à distância e teve dois momentos presenciais: a aula inaugural e o encerramento, com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de cada um dos 24 professores participantes. Cada cursista teve acesso aos conteúdos das 15 disciplinas ministradas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo. No total, a carga horária foi de 400 horas. O curso pôde ser realizado por professores dos 26 estados e do Distrito Federal.

A partir do segundo semestre deste ano, o MEC vai oferecer um novo curso de especialização, denominado “Especialização em Educação Digital”. A instituição responsável pela a realização do curso está sendo viabilizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).