O Ministério da Educação está realizando visitas técnicas aos Estados para monitorar o programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e o programa Escola Acessível. A técnica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Vívian Barbosa de Sousa, está percorrendo dez escolas estaduais de audiocomunicação na Paraíba.
A rede estadual tem 285 escolas que possuem salas de recursos em duas modalidades: uma com professores que têm formação na área de educação especial e na outra (tipo 2) que têm professores capacitados para o trabalho com deficientes visuais.
A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) faz o monitoramento dessas salas, desde o atendimento dos alunos e desempenho dos professores, até utilização dos equipamentos.
As salas de recursos multifuncionais são destinadas aos alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual (baixa visão e cegueira) e pessoas com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/super dotação.
Segundo Sandra Verônica Ramalho, assessora de Educação Especial da Funad, a visita da técnica do MEC é importante porque irá contribuir para o melhoramento e funcionamento dessas salas no Estado.