João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Ver Brasil exibe ‘Ovos de Dinossauro na Sala de Estar’ e ‘Acácio’ no Espaço Cine Digital

domingo, 22 de julho de 2012 - 10:10 - Fotos: 

funesc filme ovos de dinossauroOs filmes “Ovos de Dinossauros na Sala de Estar”, de Rafael Urban, e “Acácio”, de Marília Rocha, são as atrações deste final de semana na programação do projeto Ver Brasil. As sessões gratuitas acontecem neste sábado (21) e domingo (22), às 19h, no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O projeto, que chega à sua segunda etapa, evidencia a produção brasileira e traz como foco o gênero documentário. A cada semana, um curta-metragem é exibido antes do filme principal.

A sessão será aberta com o curta “Ovos de Dinossauros na Sala de Estar”, documentário que conta a história da alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos. Uma idosa que estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.

O longa “Acácio” mostra um pouco da vida do etnólogo português Acácio Videira que, acompanhado por sua esposa, Maria da Conceição, mudou-se para o Brasil após 30 anos vivendo em Angola. Na bagagem, ele traz um extenso registro material da vida dos povos angolanos e dos colonos portugueses. Entrelaçando lembranças, imagens e relatos pessoais, o filme empreende uma jornada afetiva ao passado do casal, ao mesmo tempo em que reconstitui os laços históricos e políticos dos três países em que viveram.funesc filme Acácio

Ver Brasil – O projeto é realizado pela Funesc, Associação Brasileira de Documentaristas, secção Paraíba (ABD-PB) e Tintin Cineclube, com apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), Cine Mais Cultura e Governo Federal.

A ação consiste na exibição de filmes que, em sua maioria, ficam fora do circuito comercial das exibidoras, possibilitando o acesso do público à cinematografia brasileira. O objetivo é a formação de público para o cinema nacional, iniciativa do Ministério da Cultura que vem sendo difundido em vários Estados. A primeira etapa paraibana aconteceu de 24 de março a 26 de maio.

Essa segunda etapa, que teve início no dia 14 de julho, se estende até 19 de agosto. A programação das próximas semanas traz os filmes “A Poeira e o Vento”, de Marcos Pimentel, e “A Falta que me Faz”, de Marília Rocha (28 e 29 de julho); “Praça Walt Disney”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, e “Avenida Brasília Formosa”, de Gabriel Mascaro (4 e 5 de agosto); “Véio”, de Adelina Pontual, e “Terra Deu, Terra Come”, de Rodrigo (11 e 12 de agosto). Finalizando a temporada, entram em cartaz “Flash Happy Society”, de Guto Parente, e “Pacific”, de Marcelo Pedroso (18 e 19 de agosto).