João Pessoa
Feed de Notícias

Aluna da rede estadual vai representar a Paraíba em Concurso Internacional de Redação de Cartas

sexta-feira, 10 de abril de 2015 - 16:53 - Fotos: 

A aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arlindo Bento de Morais da cidade de Santa Luzia, Vitória Carneiro da Rocha, do 9° Ano do Ensino Fundamental II, ficou em 1° lugar na etapa estadual do 44° Concurso Internacional de Redação de Cartas, que tem como tema “Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer”.

O concurso é promovido pela Diretoria Regional dos Correios, na Paraíba.

“Um mundo de paz, tranquilo, sem violência, onde as pessoas se amassem e as religiões falassem mais de amor” foi um trecho da carta que Vitória escreveu descrevendo onde gostaria de crescer. Pela primeira vez ela participou do concurso, concorrendo com escolas privadas e alunos do ensino médio, e disse que adorou. Na fase escolar, a execução do Concurso ficou a cargo do professor de Língua Portuguesa da escola, Gerlúcio Medeiros, que trabalhou durante três semanas o gênero carta em sala de aula. “O texto da aluna Vitória se destacou pela qualidade da argumentação. Ela tratou de temas como saúde, segurança, educação e respeito às diferenças”, observou Gerlúcio.

O objetivo do concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar vazão à sensibilidade, despertar neles o gosto pela escrita de cartas e contribuir para o estreitamento dos laços de amizade internacionais, uma das missões essenciais da União Postal Universal (UPU).

O concurso tem três fases: na estadual, são premiadas as três melhores redações de cada Estado e, na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. A premiação da fase estadual será realizada pela Diretoria Regional dos Correios, até o mês de outubro do ano vigente, aos alunos vencedores e suas escolas. O primeiro colocado é contemplado com um tablet; o segundo, com smarthphone e o terceiro, com uma câmera digital, e todos ganham certificado.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. Concorrem estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las No Brasil. A realização do concurso fica a cargo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.