João Pessoa
Feed de Notícias

Sisu oferece mais de 3,6 mil vagas em instituições públicas na Paraíba

segunda-feira, 2 de junho de 2014 - 17:43 - Fotos: 

Estão abertas a partir desta segunda (2) até a próxima quarta (4) as inscrições para a segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferecerá mais de 51 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Na Paraíba estão sendo oferecidas 3.657 vagas nas seguintes instituições: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – 1.030; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – 266 ; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – 836; e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – 1.525.

O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2013 e obtido nota acima de zero na redação. Cada candidato poderá escolher duas opções de vagas em qualquer instituição participante. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Neste caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

O MEC informa que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu (http://sisualuno.mec.gov.br), a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição será divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e o resultado final.

O resultado da primeira chamada do Sisu sairá no dia 6 de junho, e a matrícula poderá ser feita de 9 a 13 de junho. Já a lista dos classificados em segunda chamada será divulgada em 24 de junho. As matrículas para a segunda chamada vão de 27 de junho a 2 de julho.