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Gestores de escolas de Campina participam de curso de capacitação

segunda-feira, 27 de abril de 2009 - 19:44 - Fotos: 
Buscar formas de melhorar a qualidade do ensino nas escolas onde há alguma deficiência é o principal objetivo do Encontro de Formação no Plano de Desenvolvimento em Educação – PDE/Escola, iniciado na manhã desta segunda-feira (27), no Centro de Tecnologia Severino Loureiro de Campina Grande, numa promoção do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Educação/3ª Região de Ensino.

A abertura do Encontro, que se prolongará até esta quarta-feira (29), foi feita pelo secretário em exercício da Interiorização da Ação do Governo do Estado, Assis Costa, e pela gerente regional da 3ª Região de Ensino, professora Socorro Ramalho.  
Em seu pronunciamento, Socorro Ramalho apontou as deficiências nas escolas estaduais em Campina Grande, a exemplo da falta de biblioteca, paredes ruindo, salas sem carteiras, banheiros sem o vaso sanitário, dentre outros problemas.
Segundo ela, esses problemas não surgiram no Governo Maranhão. “Os erros estão na gestão anterior, mas não estamos buscando culpados. Vamos mudar essa realidade”, garantiu a gerente da 3ª Região.

O secretário Assis Costa enalteceu o compromisso do Secretário estadual de Educação, professor Sales Gaudêncio, em dotar as escolas de uma boa estrutura, e, como meta principal, capacitar os professores para que possam melhor desempenhar suas funções.

Para que a capacitação seja concretizada, o encontro tem ainda a presença de representantes do PDE/Escola do Estado e município. Os gestores estão participando de oficinas no antigo Museu Vivo da Ciência, das 9h00 às 17h00.

O encontro, segundo o gerente adjunto da 3ª Região, professor Rui Vieira (coordenador do PDE Campina Grande), representa a possibilidade da continuidade do investimento no fortalecimento da capacidade institucional das escolas e na focalização de garantia de oportunidades de aprendizagem a todos os alunos da educação básica.

O PDE-Escola tem por objetivo fortalecer a autonomia da gestão escolar a partir de um diagnóstico dos desafios de cada escola e da definição de um plano para a melhoria dos resultados, com foco na aprendizagem dos alunos. O plano de cada escola – feito pela própria equipe – deve indicar as metas a serem atingidas para aumentar os indicadores educacionais, o prazo para o cumprimento dessas metas e os recursos necessários. São escolas que necessitam de atendimento prioritário, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foram selecionadas diversas escolas para o Encontro de Formação, dentre elas, a Ademar Veloso da Silveira, Raul Córdula, Álvaro Gaudêncio, Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Nossa Senhora do Rosário, Augusto dos Anjos, Clementino Procópio, Murilo Braga, Hortênsio de Sousa Ribeiro, Aroldo Cruz e Escola Humberto Lucena.